Notícias › 21/06/2022

6ª SSB convida para mapeamento das violações de direitos e iniciativas de resistências no RS

As Semanas Sociais Brasileiras são uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Socio Transformadora.

Realizada de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, Movimentos Populares, entre outros atores, visa sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais para o debate de questões sociopolíticas do país, e multiplicar ações na defesa dos direitos, como nos interpela o Papa Francisco:

“NENHUMA FAMÍLIA SEM CASA,
NENHUM CAMPONÊS SEM TERRA,
NENHUM TRABALHADOR SEM DIREITOS,
NENHUMA PESSOA SEM A DIGNIDADE
QUE PROVÉM DO TRABALHO”.

A 6ª Semana Social Brasileira, lançada em 2019, com a temática “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho” vem sendo realizada no território gaúcho desde meados de 2020. Para a sua realização foi constituída uma comissão coordenadora, composta por representações eclesiais e de movimentos sociais e liderada pela equipe executiva da Comissão Episcopal Socio Transformadora da CNBB Sul 3, que tem à frente D. Silvio Guterres Dutra.

No Rio Grande do Sul, a 6ª SSB construiu sua trajetória em meio às dificuldades impostas pela pandemia da covid. Entretanto, apesar de todos os obstáculos, chegou a várias dioceses, envolveu diferentes pastorais sociais e movimentos populares e atendeu ao chamado para reflexão dos temas propostos: terra, teto, trabalho, economia, democracia e soberania.

Ao chegar em 2022 lançamos dois convites a todas as pastorais sociais, dioceses e movimentos sociais:

O primeiro convite: participar do “MAPEAMENTO DAS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E DA NATUREZA e DAS INICIATIVAS POPULARES DE RESISTÊNCIAS”: este mapeamento, dá continuidade às reflexões realizadas até o momento, está sendo realizado até o dia 30 de junho através do formulário https://forms.gle/dSXJKZYo3o6VYpnR9 .

O segundo convite: participar do ENCONTRO ESTADUAL DA SEMANA SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL que ocorrerá em agosto, nos dias 22 e 23, no Centro Mariápolis, em São Leopoldo e para o qual estão reservadas 2 vagas para cada Pastoral Social e Organismos da CNBB, Dioceses e movimento social. Sendo que maiores informações serão fornecidas mais próximo à data do encontro.

Contamos com o engajamento e participação ativa de todas e todos.