WEBMAIL

Diocese de Caxias do Sul promove 6º Encontro Diocesano de Coroinhas

A programação contou com momentos de oração e formação, além de gincana, almoço partilhado e a celebração da Missa; atividade é organizada pela Pastoral Vocacional e pela Pastoral dos Coroinhas e Acólitos da Diocese

Com o tema: “Pastoral dos Coroinhas: serviço, amor e vocação”, a Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul reuniu mais de 350 pessoas para celebrar e vivenciar o 6º Encontro de Coroinhas, neste sábado, 15 de outubro. Participaram cerca de 300 crianças, adolescentes e jovens que servem ao altar nas comunidades da região, além dos pais e familiares e dos coordenadores da Pastoral dos Coroinhas das paróquias.

A atividade aconteceu no ginásio de esportes do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. A programação iniciou às 09h, com animação e a oração que acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Logo depois, em grupos de faixas etárias, os participantes vivenciaram momentos de catequese, isto é, formação acerca da vida e missão dos coroinhas e acólitos, bem como dos próprios coordenadores e responsáveis.

Às 11h foi celebrada a Missa, recordando a memória de Santa Teresa D’Ávila, doutora da Igreja e padroeira da Catedral Diocesana. A Eucaristia foi presidida pelo coordenador da Pastoral Vocacional e também da Pastoral dos Croinhas e Acólitos na Diocese, padre Marciano Guerra.

Na sequência, o almoço aconteceu de forma partilhada, com o que cada participante ofereceu para a alimentação e, na parte da tarde, uma gincana animou crianças, adolescentes, jovens e também os adultos. O encontro concluiu próximo das 15h, com a bênção de envio.

De acordo com o padre Marciano Guerra, a retomada dos encontros diocesanos neste período após a pandemia revela que, mesmo após um tempo de fragilidade, a Igreja vem ganhando novo ânimo. “É um tempo novo e por isso pensamos em refletir sobre uma pastoral que é de serviço e amor, portanto, uma vocação. É tempo de cultivar essa cultura vocacional na vida dessas crianças, adolescentes e jovens que servem ao altar com alegria e, sem dúvidas, contar com a presença das famílias e coordenações é muito importante”, destaca.

O evento presencial retorna após o período da pandemia. Em 2019, mais de 400 crianças, adolescentes e jovens de diversas paróquias da Diocese participaram do encontro. No ano de 2020, a atividade aconteceu somente de forma virtual, por meio das redes sociais e não foi realizada em 2021.

Com informações da Diocese de Caxias do Sul