Romaria da Santa Cruz traz novidade com Trezena Móvel nas paróquias da região

Símbolos da Romaria, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora das Dores, irão percorrer comunidades de quatro municípios em preparação ao evento do dia 14 de setembro

A tradicional Romaria da Santa Cruz, que chega à sua 24ª edição em 2025, será realizada no dia 14 de setembro, em Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul. Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o evento religioso promovido pela Diocese de Santa Cruz do Sul apresenta neste ano uma importante novidade: a Trezena Móvel da Cruz, iniciativa que fortalece a espiritualidade e incentiva a participação das comunidades.

A proposta consiste em uma carreata seguida de missa com os símbolos da romaria, a Cruz Redentora e a imagem de Nossa Senhora das Dores, que visitarão paróquias dos municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vera Cruz e Venâncio Aires (Vila Arlindo). A ação visa divulgar e preparar espiritualmente os fiéis para a grande Romaria.

A Trezena Móvel teve início neste domingo, 31 de agosto, e é considerada um momento de profunda devoção pelas comunidades envolvidas. Segundo o coordenador geral da Romaria, Padre José Renato Back, a iniciativa busca intensificar a vivência religiosa e promover maior integração entre os fiéis.

“A réplica da cruz da romaria, todas as paróquias já possuem. Este ano, vamos levar também a imagem de Nossa Senhora das Dores, como forma de reforçar a divulgação e aprofundar a espiritualidade. Muitas paróquias já realizam essa peregrinação com a cruz, mas será uma novidade fazermos isso também com a imagem da Santa. Será um momento de devoção, proporcionando uma vivência espiritual mais profunda nas comunidades”, destaca o padre.

A programação da Trezena Móvel da Santa Cruz será realizada entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, com celebrações diárias sempre às 19h. A atividade faz parte da preparação para a Festa da Exaltação da Santa Cruz, e tem como lema a frase de Santo Agostinho: “A cruz é uma escola”.

A celebração de abertura no domingo, dia 31 de agosto, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul foi presidida por Dom Aloísio Alberto Dilli, bispo emérito. Em seguida, a cruz e a imagem de Nossa Senhora das Dores percorrem outras comunidades. Confira a programação completa:

 Programação da Trezena Móvel

01/09 (segunda) – Comunidade São José – Santa Cruz do Sul

02/09 (terça) – Paróquia Santo Antônio – Santa Cruz do Sul

03/09 (quarta) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Santa Cruz do Sul

04/09 (quinta) – Paróquia Espírito Santo – Santa Cruz do Sul

05/09 (sexta) – Paróquia Santa Teresa – Vera Cruz

06/09 (sábado) – Paróquia Ressurreição – Santa Cruz do Sul

07/09 (domingo) – Comunidade Santo Inácio – Santa Cruz do Sul

08/09 (segunda) – Paróquia Nossa Senhora da Glória – Sinimbu

09/09 (terça) – Paróquia Nossa Senhora da Natividade – Vila Arlindo, Venâncio Aires

10/09 (quarta) – Seminário São João Batista – Santa Cruz do Sul

11/09 (quinta) – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Monte Alverne, Santa Cruz do Sul

12/09 (sexta) – Paróquia Santos Mártires – Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul

 

O encerramento da Trezena Móvel ocorre na sexta-feira, 12 de setembro, com a chegada da imagem à Paróquia Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. No domingo seguinte, durante a Romaria, a imagem retorna ao Seminário São João Batista, marcando o fim do ciclo da trezena.

 

Programação da Romaria da Santa Cruz

A Romaria será realizada no domingo, 14 de setembro, com início às 8h30, quando os romeiros serão acolhidos em frente à Igreja Santos Mártires das Missões. Às 9h, inicia-se a caminhada até o Seminário São João Batista, onde está fixada a cruz símbolo do evento. O percurso de aproximadamente 2 km, será marcado por momentos de oração, louvor e gratidão.

Na chegada ao Seminário, será celebrada a missa solene junto ao Altar-Monumento, seguida de bênção individual da saúde. A programação continua com apresentações artísticas, confissões e, às 13h30, a celebração de envio, que marca o encerramento oficial da Romaria.

A expectativa é de reunir fiéis das 51 paróquias da Diocese, presentes em 40 municípios da região. Em 2024, a romaria contou com a participação de cerca de 8 mil pessoas e teve como tema “Senhor, ensina-nos a rezar”, sendo marcada por homenagens aos atingidos pelas enchentes de maio daquele ano, um símbolo de fé, solidariedade e esperança.

 

Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul