Regional Sul 3 da CNBB é representado na 38ª Semana Nacional de Liturgia, em São Paulo

De 19 a 23 de outubro, o Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), sediou a 38ª Semana Nacional de Liturgia. Promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard com o apoio da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento reuniu coordenadores, referenciais e membros de comissões de liturgia de diversas regiões do país para momentos de partilha, formação e reflexão conjunta sobre os caminhos da renovação litúrgica no Brasil.

O Regional Sul 3 da CNBB marcou presença ativa no encontro com representantes da Arquidiocese de Porto Alegre e das dioceses de Montenegro, Osório e Santa Cruz do Sul. Também participou o padre Marlon Ramos, da Diocese de Osório, que atuou como um dos assessores da Semana de Liturgia.

Nesta edição, o tema central foi “Ministérios Instituídos: da Ministeria quaedam à Spiritus Domini – avanços, desafios e perspectivas”. As conferências, conduzidas por alguns dos principais liturgistas do país, debateram os fundamentos teológicos dos ministérios sob a ótica da eclesiologia e da teologia batismal, estabelecendo uma ponte histórica entre as diretrizes de São Paulo VI (Ministeria Quaedam) e as atualizações do Papa Francisco (Spiritus Domini).

A trajetória dos ministérios de leitor e do acólito esteve no centro das reflexões, enfatizando a evolução dessas funções na vida eclesial e a importância do protagonismo dos fiéis leigos na missão da Igreja a partir do Batismo. As reflexões abrangeram a aplicação dos ministérios nos textos e livros oficiais da Igreja, com atenção especial ao Ritual de Instituição de Acólitos e Leitores, ao Missal Romano (incluindo a IGMR e o Ordo), ao Elenco das Leituras da Missa (ILM) e aos ministérios litúrgico-musicais.

Os assessores e participantes aprofundaram a distinção prática e teológica entre os diferentes serviços prestados nas celebrações — como acólitos, coroinhas, assistentes, mestres de celebração e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) —, visando promover uma participação cada vez mais consciente, ativa e frutuosa de toda a assembleia.

Além dos aspectos teológicos, a formação dos agentes e o uso adequado das vestes ministeriais ganharam destaque. O encontro reforçou que o exercício dos ministérios exige um itinerário formativo integral, unindo estudo bíblico-litúrgico, espiritualidade, vivência comunitária e compromisso pastoral.

Os subsídios e reflexões colhidos durante a Semana Nacional retornam agora os representantes da Igreja gaúcha para animar as comunidades e dioceses do Rio Grande do Sul no fortalecimento da pastoral litúrgica regional.