Artigos, Bispos › 31/01/2020

A Palavra de Deus em nossa vida!

Celebramos como Igreja, comunidade de fé, o domingo dedicado à Palavra de Deus. Na vida litúrgica da Igreja, ele será celebrado sempre no terceiro domingo do Tempo Comum, e foi instituído pelo nosso Papa Francisco, com a recente Carta Apostólica, na forma de Motu ProprioAperuit illis (Abriu-lhes).

Num de seus comentários sobre a importância e a familiaridade da Palavra de Deus, para os cristãos e a vida da Igreja, o Papa Francisco assim se expressou: “É bom que não venha jamais a faltar, na vida do nosso povo, esta relação decisiva com a Palavra viva, que o Senhor nunca se cansa de dirigir à sua Esposa, para que esta possa crescer no amor e no testemunho da fé”.

Queridos irmãos e irmãs, quando a vida e a prática da fé se distanciam da Palavra de Deus, corremos o risco de caminharmos no deserto, não geográfico, mas naquele que leva ao esvaziamento interior, do sentido da vida, da presença do Deus, Criador e Pai, anunciado pelo Senhor Jesus. Um Deus que se faz próximo de nós, que caminha conosco, fazendo parte da nossa história pessoal, escrita na realidade dos passos de cada dia, marcada por alegrias e provações.

Em um dos parágrafos da Carta Apostólica podemos ler: “Quando a vida não é alicerçada, alimentada e iluminada pela Palavra, cuja “Primazia” é fundamental, incorremos nos mesmos erros que a história ainda nos narra, e que se encontram presentes em nossa sociedade. Isso alerta para a distância em que podemos estar daquela nossa verdadeira identidade, que se realiza e se concretiza justamente na “assiduidade” à Sagrada Escritura.

E, ao concluir sua Carta Apostólica, o nosso Papa Francisco manifesta a esperança de que: “Possa o domingo dedicado à Palavra, fazer crescer no povo de Deus, uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: ‘esta palavra «está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30, 14).”

Hoje, graças a Deus, temos muitas facilidades de acesso à Palavra de Deus. Seja pela aquisição do texto impresso da “Sagrada Escritura”, seja também pelos mais diversos Meios de Comunicação Social. Mas não basta termos o texto da Sagrada Escritura, nós estamos sendo motivados e incentivados a dar um passo mais, isto é: trazer a Palavra de Deus para dentro do nosso coração, para que ela possa conduzir a nossa vida, e ser anunciada ao mundo pelo testemunho de vida, por palavras e obras.

Dom José Gislon – Bispo de Caxias do Sul