Notícias › 19/02/2021

Sineiro.com: A reinvenção do sino

Para ampliar a comunicação das comunidades, plataforma de localização de missas é alternativa para sites de paróquias, Arquidioceses e Dioceses

Durante centenas de anos, sempre foi o badalar dos sinos que informou às famílias sobre quando e onde seria a próxima missa. Com o aumento das cidades e a necessidade de deslocamento, foi necessário que a tecnologia reinventasse o sino. Lançado no início de fevereiro, o novo Sineiro quer ser a melhor tecnologia para localização de missas nos sites de paróquias, arquidioceses e diocese, e uma plataforma capaz de integrar todas as comunidades do Brasil no mesmo espaço digital, ajudando milhões de católicos e turistas a encontrarem a missa mais próxima do lugar onde estão. O serviço pode ser acessado pelo website www.sineiro.com. A Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese de Osório já fazem parte do sistema. Ao todo, são mais de 270 comunidades das 23 paróquias da Diocese de Osório (incluindo as praias do Litoral Norte), além das 169 paróquias dos 29 municípios da Arquidiocese de Porto Alegre, o que cobre 50 municípios do RS. O Sineiro está presente no Instagram e Facebook pelo perfil @sigaosineiro.

“O Papa Francisco vem reiterando em seu pontificado a necessidade de uma Igreja ‘em saída’ — ou seja, que vá ao encontro daqueles que precisam. No Brasil, a CNBB também já demonstrou que está atenta à complexidade dos novos ambientes urbanos”, analisa Juliano. “Eu estava na Serra gaúcha no inverno, queria ir à missa, mas não sabia onde ficava a igreja, nem quais eram os horários de missa. Deste problema real surgiu a ideia de criar o Sineiro”, conta Juliano Rigatti, jornalista e criador da solução. “Temos o melhor da tecnologia disponível em todas as áreas de nossa vida. Era preciso que também o sino fosse modernizado para ajudar todos que desejam ir à missa ou mesmo visitar uma igreja ou santuário quando em visita à cidade”.

Como funciona
Assim que o website www.sineiro.com é acessado, ele informa, automaticamente, abaixo dos campos de pesquisa, as missas mais próximas do dispositivo (celular, tablet ou computador), em um raio de 5km. Além disso, o usuário pode alterar o resultado da pesquisa automática, filtrando por missas presenciais e online, aumentando o raio de distância ou escolhendo outros dias da semana. Há ainda o campo de “Busca” por meio do qual é possível pesquisar por bairro, cidade ou nome da comunidade. Para os sites das paróquias, arquidioceses e dioceses, a tecnologia do Sineiro oferece integração, possibilitando que as informações sobre missas sejam apresentadas em uma página específica.

Novidades
Além das informações sobre missas com transmissão pela internet, o novo Sineiro apresenta uma página com todas as informações das igrejas, como endereço das redes sociais e o nome do padre responsável. Em breve, o Sineiro possibilitará também recursos de doações on-line às igrejas e a possibilidade de “favoritar” uma missa, agilizando a busca por informação. Para as igrejas, as novidades serão a autonomia de gerenciar suas informações por meio de um painel individual, e de enviar notificações aos fiéis por meio do website.

Perguntas e respostas

Como funciona o Sineiro?
Assim que o site www.sineiro.com é acessado, ele informa, automaticamente, as missas mais próximas, em um raio de 1km do computador ou celular que está sendo usado.
 
Como serão atualizados os horários das missas?
O primeiro cadastro das igrejas e horários das missas é feito pela equipe do Sineiro. Depois, as paróquias recebem dados de acesso para gerenciar todas as informações, atualizar horários de missas e ainda incluir colaboradores.

Como as paróquias podem aderir?
As Arquidioceses e Dioceses interessadas, devem fazer contato pelo e-mail contato@sineiro.com ou WhatsApp (51) 99946-6196. A partir da assinatura da licença por parte da Arquidiocese ou Diocese, todas as paróquias passam a fazer parte do serviço.