A Romaria da Rainha e da Esperança
Estamos preparando a 81ª Romaria Estadual da Medianeira, será a primeira com o título de Rainha do Povo Gaúcho. A definição do tema e da programação dessa festa considerou três relevantes acontecimentos recentes: a catástrofe climática que afetou todo o estado do Rio Grande do Sul, a Coroação Pontifícia da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho e a preparação do Jubileu da Esperança em 2025.
Os desafios que emergem do reerguimento do estado após as enchentes de maio passado são muitos, entretanto, recuperar a esperança e ressignificar a vida após o flagelo é o que mais se impõe. A romaria quer ser uma experiência que fortaleça a espiritualidade e renove o sentido da esperança nestes tempos.
A distinção feita em nome do Papa Francisco em 31 de maio passado que coroou a Medianeira e concedeu-lhe o título de Rainha do Povo Gaúcho, constitui um dos mais importantes fatos históricos ligados à Basílica, à Medianeira e ao estado.
Em 2025 será um Jubileu ordinário e, na história da Igreja, os Anos Santos ordinários foram muitas vezes encarnados em eventos históricos concretos. No Jubileu dos anos 50, o Papa Pio XII quis reconstruir um clima de confiança depois da Segunda Guerra Mundial. No Jubileu de 1975, São Paulo VI promoveu um momento de profunda unidade dentro da Igreja, depois das tensões pós-conciliares. No Jubileu do ano 2000, São João Paulo II quis preparar a entrada da Igreja no terceiro milênio de sua história. Em 2025 o Papa Francisco nos diz que ainda estamos vivendo tempos de fragilidade e medo, nos quais tocamos com nossas próprias mãos a incerteza e infelizmente também a morte. Por isso, devemos olhar para o futuro com esperança.
Essas três realidades foram sintetizadas no lema de 2024: Salve Rainha, Esperança nossa! A Romaria começa a ser preparada com as Pré-Romarias nas quatro regiões maiores da Arquidiocese (foranias), com celebrações em Cacequi, Restinga Seca, Tupanciretã e Faxinal do Soturno. Um Simpósio de Mariologia previsto para o dia 26 de outubro refletirá sobre os quatro dogmas marianos, aprofundando o significado da fé e esperança da Igreja em Maria. As trezenas penitencial e móvel continuarão sendo celebradas, mas neste ano atingirão também as localidades de Arroio Grande e Boca do Monte.
As comemorações iniciam na sexta-feira à noite com Missa e um Jantar Italiano. No sábado a programação é bem diversificada e exalta e cultura gaúcha com show nativista à noite. No domingo, o ponto alto é a procissão histórica que sai da Catedral e vai até a Basílica. Entre as novidades deste ano, destaca-se a inauguração do Medianeira Kids, um espaço permanente para as crianças frequentarem o Parque.
Esperamos que todos os romeiros sintam a hospitalidade na casa da Rainha que é nossa Mãe. O título de Rainha dos Gaúchos indica que todos que se fizeram solidários nas horas mais difíceis das enchentes, são nossos irmãos, porque temos todos a mesma Mãe Medianeira.
Que a experiência da Romaria de 2024 aumente nossa fé, anime nossa esperança e faça crescer a nossa caridade.
Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3