WEBMAIL

A Semana Santa

Semana Santa é a semana em que nós celebramos os eventos de fé relacionados aos últimos dias de Jesus aqui nesta terra, que incluem em particular sua paixão, morte e ressurreição. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos e termina no Sábado Santo, que antecede a Páscoa, ou seja, o Domingo da Ressurreição.

No Domingo de Ramos, celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como Messias e Filho de Davi. Na liturgia, o relato da Paixão de Jesus é lido de acordo com o evangelista correspondente ao ciclo litúrgico do ano. Este ano o Evangelista será São Mateus.

Durante a manhã da quinta-feira santa ou à tarde da quarta-feira santa, os óleos sagrados são consagrados e os padres renovam seus compromissos sacerdotais.

O solene Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo começa na tarde da quinta-feira santa. À noite, é celebrada a missa in Coena Domini, na qual se comemora a Última Ceia de Jesus, a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. A lavagem dos pés realizada por Nosso Senhor na Última Ceia é repetida. No final da missa, as cruzes permanecem veladas, os sinos silenciosos e os altares sem ornamentos, exceto o altar da reposição, onde as espécies sagradas são preservadas para adoração e comunhão no dia seguinte.

A Sexta-feira Santa lembra o dia da morte de Jesus na cruz. A igreja celebra a solene ação litúrgica da Paixão, dividida em quatro partes:

  1. A liturgia da Palavra, com a leitura do quarto cântico do servo do Senhor de Isaías, do trecho do capítulo 4 da Carta aos Hebreus e da Paixão segundo São João ;
  2. A adoração da cruz, da qual o véu é removido;
  3. As Preces Universais, através das quais rezamos por diversas intenções propostas;
  4. A Santa Comunhão com os santificados, isto é, com as espécies consagradas na noite anterior. De fato, não há consagração e nenhuma missa é celebrada neste dia.

Na Sexta-feira Santa, é tradicional realizar o exercício piedoso da Via Sacra. A Igreja pratica o jejum eclesiástico e se abstém de carne como forma de participação na paixão e morte de seu Senhor.

O Sábado Santo é tradicionalmente o dia em que a Eucaristia não é celebrada e a comunhão é trazida apenas aos doentes no momento da morte. É um dia de silêncio e oração.

Durante a noite é celebrada a solene Vigília Pascal, que, na Igreja Católica, é a celebração mais importante de todo o ano litúrgico.

A semana Santa é seguida pelo Domingo da Ressurreição, no qual a alegria da Vigília Pascal volta a ecoar. Este domingo é ampliado na oitava da Páscoa: a Igreja celebra a plenitude deste evento fundamental durante oito dias, que termina com o segundo domingo da Páscoa, chamado desde os tempos antigos no domingo “in albis”, que João Paulo II quis dedicar à memória da Divina Misericórdia.

Caros irmãos e irmãs, vamos viver uma Semana Santa totalmente diferente: sem que os católicos possam participar das Cerimônias sagradas. É uma limitação necessária e prudencial, frente à epidemia que estamos vivendo.

Saibamos oferecer esta limitação pelo bem da saúde de nosso povo, especialmente dos mais idosos, que são os mais vulneráveis. E vivamos intensamente esta Semana Santa, participando através das transmissões das redes sociais de nossas Paróquias e das Rádios locais.

Dom Antônio Carlos Rossi Keller – Bispo de Frederico Westphalen