Artigos, Bispos › 27/11/2020

A Sociedade do Bem Viver

Com seus 26 anos de história, a FEICOOP constitui uma experiência impactante, auto gestionária e articuladora. A Feira integra o diálogo com as pessoas das parcerias e organizações. É um espaço privilegiado para a comercialização direta dos produtos do campo e da cidade, sempre com participantes da agricultura familiar, agroindústria, produção orgânica, artesãos, confecções, plantas ornamentais, povos indígenas de várias tribos, quilombolas, moradores em situação de rua, migrantes, refugiados, gestores públicos, universidades, acadêmicos, consumidores e movimentos sociais.

Neste ano da pandemia, a 45ª Feira da Primavera vai acontecer no dia 5 de dezembro no Centro de Comercialização Direta Dom José Ivo Lorscheiter em Santa Maria. A FEICOOP -2020, porém, terá uma Edição Especial por Vídeo Conferências (Online) nos dias 1 a 15 de dezembro, com atividades formativas, oficinas, debates, intercâmbios e atividades culturais visando uma Economia mais Justa, Inclusiva e Sustentável,que podem ser acompanhadas  com a  programação  pelo  Site: www.feicoop.com.br.

A FEICOOP neste ano será iluminada com o tema: “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”.A Feira Presencial acontecerá no sábado pela manhã, dia 12 de dezembro, no Centro de Comercialização Direta no Parque da Medianeira.

Tradicionalmente a FEICOOP de Santa Maria é uma festa, isto é, um encontro de formação entre todos os que acreditam num “Outro Mundo Possível” e numa “Outra Economia que Acontece”, com o cuidado da vida, justiça social e dignidade para todos.

Mesmo em tempo de pandemia, contamos com a participação organizada e a contribuição financeira de todos para o pleno êxito dessa Edição Especial. O pouco de cada um fará este grande evento acontecer e produzir bons resultados para nossa Arquidiocese, Rio Grande do Sul, Brasil e difusão pelo mundo a fora.

Cumprimentamos a Irmã Lourdes Dill,(Filha do Amor Divino), pelo honroso título recebido em setembro de 2020 na Sessão Plenária do Conselho Federal de Economia (COFECON): “Prêmio Mulher Transformadora 2020” pelos relevantes serviços prestados na Economia Solidária.

Agradecemos,com a Irmã Lourdes Dill, todas as pessoas, entidades parceiras e organizações que sempre colaboram e participam com alegria, pois a Sociedade do Bem Viver se constrói com o pouco de cada um e na sabedoria do “acolher a todos com amor!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria