Notícias › 14/10/2022

Animação Bíblico Catequética promove encontro regional

O desejo do encontro e da troca de abraços era grande desde 2019 entre os animadores da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 3. Reunidos em Porto Alegre quinta e sexta-feira (13 e 14), o grupo de 38 pessoas veio de 14 arqui/dioceses do Estado, e desta vez integrou os coordenadores da Animação Bíblico Pastoral. Também participou do encontro dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 3.

Para conduzir o encontro e refletir com os participantes a temática do Ministério do Catequista, foi convidado o Pe. Janison de Sá Santos, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. O tema foi escolhido pela coordenação regional também porque este foi o primeiro encontro presencial realizado após a pandemia e a publicação da Carta Apostólica Antiquum Ministerium, em maio de 2021, pela qual o Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista.

A proposta do encontro é olhar para as orientações da CNBB para a instituição do ministério do catequista entre os leigos, como explica o Pe. Janison de Sá:

Atendendo o pedido do Papa Francisco, os bispos do Brasil reunidos em assembleia decidiram alguns critérios importantes para as dioceses de todo o país. É importante perceber este passo que a Igreja está dando na valorização do ministério laical: a catequista, o catequista, são leigos e leigas que já atuam na Igreja e que agora serão instituídos neste ministério.

Confira o vídeo a seguir

Animação Bíblico Pastoral

Uma novidade do encontro foi reunir os agentes da Animação Bíblico Catequética e os responsáveis pela Animação Bíblico Pastoral de cada arqui/diocese para um único momento formação. O Pe. Wilson Fernandes, coordenador Regional da Animação Bíblico-Catequética, ressalta que a experiência foi muito positiva em integrar os dois grupos:

O Sul 3 é um dos primeiros regionais do Brasil em constituir a coordenação da animação bíblico pastoral. No entanto, aqui no Regional Sul 3 este serviço caminha junto com a Animação Bíblico Catequética. O trabalho da Animação Bíblico Pastoral é organizar aquilo que já existe e aperfeiçoar o esforço de levar a Palavra de Deus como centralidade para toda a vida da Igreja, na ação pastoral, aponta Pe. Wilson.

Segundo ele, já existem muitos sinais da animação bíblica pastoral acontecendo no Regional Sul 3, entre eles o desenvolvimento dos subsídios para celebração da Quaresma e do Advento.

Um novo vigor

O encontro, depois de três anos, quer também provocar um novo vigor na animação bíblico catequética e pastoral nas 18 arqui/dioceses do Regional, motivando especialmente à vivência da Palavra de Deus e à formação de catequistas preparados para o ministério.

Neste sentido, o momento também proporcionou a partilha das realidades locais, de cada Igreja Particular, no que diz respeito às ações propostas no âmbito da ABC e da ABP.

Para o Pe. Wilson, esse momento de conhecer as realidades foi de fundamental importância para a coordenação regional:

Aqui escutamos as alegrias e as angústias da caminhada e a partir disto, como comissão regional, podemos oferecer subsídios de formação para que cada um possa trabalhar em sua diocese. Andamos juntos em comunhão, na participação e na missão. É uma experiência de sinodalidade: ninguém caminha sozinho, finalizou o coordenador.

CNBB Sul 3