Animação Bíblico-Catequética prepara Escola Regional de Iniciação à Vida Cristã

A sede da CNBB Sul 3 acolheu na manhã desta quarta-feira, 12, a primeira reunião do ano do Colegiado da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3. Entre outras pautas, uma exigiu atenção especial do grupo: a Escola Regional de Iniciação à Vida Cristã.

Padre Wilson da Mota Fernandes, de Pelotas, coordena o colegiado e explica que a proposta da Escola Regional nasceu a partir da “preocupação com a formação permanente dos catequistas”. “Há muitos anos tínhamos as escolas catequéticas, mas em nível de regional já há muito tempo não existia uma formação mais aprofundada. Por isso a motivação da escola acontece a partir destas necessidades pastorais”, ressalta padre Wilson.

Ele explica que esta primeira edição é voltada aos coordenadores diocesanos da animação bíblico-catequética, para que se apropriem do conteúdo e possam organizar em suas dioceses a mesma formação para os animadores paroquiais. A escola tem quatro focos específicos: litúrgico, bíblico, pastoral, eclesial e seguirá o seguinte cronograma:

  • 1º Módulo: Pré Catecumenato – 20 a 22 de março
  • 2º Módulo: Catecumenato – 29 a 31 de maio
  • 3º Módulo: Iluminação e purificação – 21 a 23 de agosto
  • 4º Módulo: Mistagogia – 23 a 25 de outubro

Padre Wilson destaca também que é importante que aqueles que vão começar o primeiro módulo devem participar até o ultimo, uma vez que a escola será certificada pela ESTEF ( Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana), como um Curso Extensão Universitária.

A reunião desta quarta-feira reuniu o grupo composto por representantes das Províncias Eclesiásticas, padres assessores, dom Jacinto Bergmann e dom Aparecido Donizeti, bispos referenciais para a Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 3 da CNBB.