WEBMAIL

CRB/RS – Conferência dos Religiosos/as

Horizonte

Como discípulos de Emaús, reconhecemos que estamos numa encruzilhada da nossa história. Aconteceram coisas que não esperávamos e nos perguntamos por nossa identidade e missão.
Cremos que Jesus Ressuscitado caminha conosco, aquece o nosso coração e nos convida, por sua Palavra, a viver a radicalidade do seguimento com alegria e esperança. Levantamo-nos com entusiasmo renovado para ir às fronteiras da missão, abraçando a causa dos pobres e dos jovens, ouvindo seus gritos e compartilhando suas dores. E humildemente imploramos:
Permanece conosco! (cf. Lc 24, 13-35)

Prioridades

  1. IDENTIDADE E MÍSTICA Permanecer com Jesus, que caminha conosco e faz arder o coração, para reapropriar-nos do núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada.
  2. MISSÃO, PROFECIA E JUVENTUDES Intensificar a presença missionária e a atuação profética nas situações de fronteira (humanas, geográficas, sociais e culturais) e periferias, com ênfase à realidade das Juventudes e onde a vida é mais ameaçada.
  3. INTERCONGREGACIONALIDADE E LEVEZA Fortalecer a Intercongregacionalidade e proporcionar a partilha de carismas e experiências, buscando maior leveza institucional, em vista da missão.
  4. FORMAÇÃO  Qualificar o processo formativo em todas suas etapas e dimensões, com ênfase nas novas gerações, na humanização das relações e vivência intensa da mística e da profecia.

Fundação

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional de Porto Alegre foi fundada no dia onze de março de 1957, mantida pela Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional, fundada a 11-2-1954 no Rio de Janeiro, durante o Congresso Nacional dos Religiosos, presidido pelo Pe. Arcádio Larrona (CMF), Secretário da Sagrada Congregação dos Religiosos. Seus Estatutos foram aprovados pelos Superiores Maiores presentes, que elegeram a primeira Diretoria Nacional.

Organização

A CRB – Regional de Porto Alegre se constitui de uma Diretoria de 5 membros, eleita em Assembléia Geral, 4 assessoras que realizam o trabalho interno de acordo com as decisões da Diretoria e 18 Equipes de Reflexão que mantém reuniões periódicas para estudo, reflexão e dinamização da Vida Religiosa. A Conferência se articula em 21 Núcleos de Religiosos correspondentes às 17 Dioceses e aos 5 Vicariatos da Região Metropolitana, menos Camaquã, que dinamizam a vida religiosa nas comunidades, se encontram para estudo, reflexão, partilha, celebrações, para animar a vivência da consagração e da missão. Conta ainda 9 grupos que participam do “Projeto Novas Gerações e Vida Religiosa” que, buscando responder aos desafios do nosso tempo, realizaram uma caminhada de reflexão de dois anos e, que teve como culminância, a realização do Congresso Nacional (SP), de 15 a 18 de junho de 2006, com 1.100 participantes.

Missão

Em fidelidade ao chamado do Espírito Santo, a CRB assume a missão de animar, articular, incentivar e acompanhar a Vida Religiosa Consagrada, no seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético-testemunhal, de promover a comunhão na diversidade de dons e carismas e de incentivar a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais.

Visão

A CRB é identificada por sua espiritualidade evangélica, pelo testemunho de partilha, pela opção preferencial pelos empobrecidos e excluídos, pela profecia e anúncio missionário e pela acolhida às exigências dos novos tempos, em fidelidade criativa ao Evangelho do Senhor Jesus! Percebida como articuladora e dinamizadora dos compromissos com a evangelização transformadora em lugares de fronteira, promotora do diálogo e da colaboração intercongregacional e motivadora de outras atividades missionárias, em parceria. Como entidade cidadã é reconhecida pelo compromisso com a causa da justiça, da paz, da reconciliação e por sua articulação com outras organizações da sociedade.

Acesse: http://consultorremoto.com/crbrs/wordpress/