Notícias › 05/07/2022

Aprovado o Plano de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul

Bispo, padres, diáconos, religiosos e leigos representantes das pastorais, movimentos e serviços eclesiais da Diocese de Santa Cruz do Sul estiveram reunidos na última terça-feira, 28, na Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul para realização do segundo Conselho Diocesano de Evangelização deste ano.

O encontro foi um “momento privilegiado de discernimento”, onde foi aprovado o Plano Diocesano de Pastoral que regerá as atividades da Igreja diocesana para os anos de 2022 a 2025. O encontro foi conduzido pela Coordenação de Pastoral. Os participantes avaliaram ponto a ponto o texto do Plano Diocesano e, sugeriram algumas melhorias na redação. Logo depois, o Plano Diocesano foi aprovado. O caminho pastoral apresentado no Plano são as “Comunidades Eclesiais Missionárias, Samaritanas e Sinodais”, focando nas seguintes prioridades de ação: Dar continuidade ao processo da Iniciação à Vida Cristã; Investir nas Comunidades Eclesiais Missionárias; Abraçar o caminho da sinodalidade na Igreja Diocesana como proposta para o caminhar juntos; e Criar espaços de formação para todos os níveis.

Na conclusão da reunião, Dom Aloísio ressaltou a importância do Plano Diocesano, como expressão e compromisso de caminhada conjunta, de sinodalidade, de comunhão: “Precisamos mostrar nesta unidade global, que estamos juntos com este Plano. Em uma visão global as realidades das nossas comunidades podem ser diferentes, mas o plano tem que chegar a realidade de vida de todo o Povo de Deus” disse.

O Bispo também expressou agradecimento à comissão de elaboração do Plano. “O mais importante é que saímos daqui contentes. Pois, construímos o nosso Plano. Parabéns! Desejo que cada um faça acontecer a sua missão a colocando-a em prática”, afirmou.

O próximo Conselho Diocesano de Evangelização será em 8 de novembro de 2022.

Colaboração: Diocese de Santa Cruz do Sul