Notícias › 10/06/2021

ARAE: Tarde foi marcada pela escuta e partilha dos segmentos da Igreja no RS

Com objetivo de ouvir as pastorais, organismos e demais grupos que compõem o Regional Sul 3, foi dada continuidade, na tarde de quinta-feira, 10/06, à Assembleia Regional da Ação Evangelizadora  – ARAE.  O encontro, realizado 100% online, iniciou com a palavra do Presidente do Regional Sul 3, Dom José Gislon, que expressou sua alegria pelo momento de partilha sobre as ações promovidas pela Igreja no Estado. “Este é um momento muito importante, que nos proporciona ouvir os coordenadores dos Organismos, das Pastorais Sociais e dos Movimentos que formam o nosso regional, com a finalidade de dar voz para que expressem suas dificuldades e desafios. Queremos estar em comunhão, pois juntos formamos esta nossa Igreja no Rio Grande do Sul”, destacou.

A roda de conversa e partilha foi mediada pelo Pe. Edson Thomassin, e contou com partilhas através de vídeos, como foi o caso das Pastorais Sociais: Migrante, Afro, AIDS, Surdos, Menor, Criança, Carcerária e Sobriedade; apresentação da 6º Semana Social Brasileira – SSB; Organismos: Comissão Pastoral da Terra, Conselho indigenista missionário – CIMI, Grito pelo Vida e JPIC /CRB/RS, Cáritas Regional; e em formação: da Ecologia, Operária e Nômades. Confira no vídeo abaixo:

Confira os vídeos referentes aos organismos, às pastorais em formação e a 6ª Semana Social Brasileira no Canal do YouTube da CNBB Sul 3.

Durante a tarde, também houve partilha das ações desenvolvidas pelo SAV/Pastoral Vocacional; Presbíteros; Diáconos; Campanha da Fraternidade; COMIRE; Animação Bíblico-Catequética; Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia; Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato: Laicato e CEBs; Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso; Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades; Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família; Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude; e Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social.

Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade foi um dos assuntos da roda de conversa, onde o Pe. Anésio Ferla, referencial para a Campanha da Fraternidade no RS, falou sobre os desafios da campanha da fraternidade ecumênica de 2021, destacando as ações realizadas no decorrer do ano. Sobre a Campanha da Fraternidade de 2022, que trata o tema Fraternidade e Educação, o padre adiantou que o texto base deverá estar pronto no próximo mês. “Certamente será um tema de muita reflexão, visto os desafios vividos na pandemia. Aceitei o convite para assumir esta missão, pois sei que posso contar com este grande grupo que forma nosso regional. Conto com a colaboração de todos”, destacou.

15º Encontro Intereclesial CEBs

A participação no 15º Encontro Intereclesial, que será de 18 a 22 de julho de 2023, foi motivada durante a partilha. O Coordenador da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e CEBs, Waldir Bonh Gass, lembrou que em preparação para este encontro, que será online, estão sendo realizadas lives denominadas Dia D. A atividade é realizada todos os dias 15 de cada mês.

Além destas atividades, está previsto, também, o Encontro Estadual das CEBs, de 21 a 24 de abril de 2022, que abordará o tema “Comunidade: lugar de pertença e vivência da fé!” e Lema: “Avancem para águas mais profundas e lancem a rede para pesca!” (Lc 5,4).

As ampliadas estão sendo realizadas e as próximas estão previstas para 10 e 11 de julho de 2021 (online), 6 e 7  ou 20 e 21 de novembro de 2021.

Jornada Pedagógica

Os desafios impostos pela pandemia no que diz respeito à educação têm sido uma das preocupações da Pastoral da Educação do Rio Grande do Sul. Entre as ações que visam auxiliar na caminhada estrutural e reestruturação da esperança de educadores de todo o estado, está a organização da Jornada Pedagógica do Rio Grande do Sul. Este evento está previsto para ser realizado em 2022. “Queremos, através desta jornada, fortalecer os educadores em suas expectativas, desafios e, também na caminhada de esperança, visto que a educação tem, sim, e muito a contribuir com o estado e o país”, destaca o padre Rogério Andrade, Coordenador da Pastoral da Educação no Regional Sul 3.

A tarde da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora encerrou com a bênção de Dom Rodolfo Weber, Vice-presidente do Regional Sul 3 e Arcebispo de Passo Fundo, e um vídeo da ação social desenvolvida na Diocese de Erexim.

Os trabalhos da ARAE seguem na sexta-feira, dia 11/06, pela manhã, com os relatos das questões trabalhadas nos grupos de províncias, apontamentos e considerações finais da assembleia. O encerramento está previsto para as 11h30min.

CNBB Sul 3
Colaboração: Greice Pozzatto