Notícias › 21/12/2021

Arcebispo Emérito de Santa Maria comemora Jubileu de Ouro Sacerdotal

Dom Hélio Adelar Rubert completa 50 anos de sacerdócio com celebração e confraternização na Basílica da Medianeira.

Foto: Gabriele Bordin

Há exatos cinquenta anos o clero recebeu mais um presbítero. Ordenado no dia 18 de dezembro de 1971, na Paróquia São Marcos, município de Segredo, por Dom Érico Ferrari, Hélio Adelar Rubert tornava-se Padre Hélio. A Celebração dos 50 anos do seu sacerdócio aconteceu na Basílica da Medianeira, com a realização de uma Missa seguida de um almoço com a presença de colegas de sacerdócio, amigos e autoridades.

Em sua homilia, Dom Hélio destacou sua relação com Nossa Senhora que originou sua devoção mariana, sua inspiração para escolher seu lema e seu trabalho na animação vocacional. “O fio de Ouro do Senhor me conduziu para novas plagas, culturas e realidades e uma nova oportunidade de ser missionário.” Destacou sobre a sua estadia no Espírito Santo. Ao encerrar seu pronunciamento pediu: ”Que todos nos sintamos perdoados, reconciliados e amados por Deus, por Nossa Senhora Medianeiros de Todas as Graças e por São José. Que ser modelo no amor seja o nosso grande desafio e horizonte”.

Foto: Gabriele Bordin

O Arcebispo Emérito de Santa Maria realizou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão. É mestre em Liturgia pelo Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma. Sob lema de ordenação: “A quem me ama eu me manifestarei”, Dom Hélio trabalhou como padre em Cachoeira do Sul e Santa Maria, colaborou para a formação de futuros presbíteros e com o ensino universitário. Em agosto de 1999 foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo e em 24 de março de 2004 foi nomeado sétimo Bispo da Diocese de Santa Maria, pelo Papa João Paulo II. Com o lema episcopal: “In Caritate Exemplum” Ser modelo no amor, tomou posse em 23 de maio de 2004. Em 2011, com a elevação canônica da Arquidiocese de Santa Maria, tornou-se o 1º Arcebispo Metropolitano. Função que exerceu até o dia 02 de junho de 2021, quando se tornou Arcebispo Emérito de Santa Maria. Atualmente reside na Catedral Metropolitana de Santa Maria, onde continua seu ministério junto à comunidade.

Com informações da Arquidiocese de Santa Maria