Notícias › 28/06/2022

Passo Fundo lança Diretório sobre o Sacramento da Sagrada Unção dos Enfermo

Neste domingo, 26 de junho, a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou o Lançamento do Diretório sobre o Sacramento da Sagrada Unção dos Enfermos em todas as Paróquias da Arquidiocese. O documento fala sobre um dos Sete Sacramentos definidos pela Igreja Católica. O lançamento ocorreu em cada Paróquia, pelos presbíteros e diáconos com suas comunidades.

Tendo em vista a necessidade de conhecer e celebrar melhor a Unção dos Enfermos em nosso tempo, a Arquidiocese de Passo Fundo produziu o novo Diretório da Sagrada Unção dos Enfermos. Este Documento da Igreja particular da Arquidiocese de Passo Fundo, foi elaborado contando com a participação de várias agentes de pastoral, sob a liderança da Equipe Arquidiocesana para o Diretório e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Este Documento é formado por cinco capítulos. O primeiro apresenta uma reflexão sapiencial a partir da Carta de São Tiago: mostra o que faz uma comunidade adoecer ou viver saudável. Apresenta dicas espirituais para construir uma sociedade saudável, uma vez que – como disse o Papa Francisco – a “nosso planeta está gravemente enfermo” e precisa de nossos cuidados.

O segundo capítulo mostra que um dos sinais para aproximar o Reino de Deus é a cura aos doentes. Jesus curou os doentes e pediu para que seus discípulos curassem os doentes. A Igreja ao longo dos tempos deu testemunho de cuidado dos doentes fundando hospitais, casa de misericórdia e outras obras.

O terceiro capítulo mostra como a Igreja viveu e celebrou o Sacramento da Unção dos Enfermos ao longo dos séculos. O quarto capítulo aborda o valor deste Sacramento dentro do conjunto da obra evangelizadora, desde a medicina preventiva até o campo da previdência social. A luta em defesa da vida digna para todas as pessoas é um compromisso que precisamos renovar e abraçar ainda mais nos tempos atuais.

O último capítulo apresenta orientações práticas sobre a Celebração do Sacramento. Como celebrar? Onde celebrar? Quem preside esta celebração? De onde vem o Óleo? Do que é feito este Óleo? Como se unge um enfermo?

O Sacramento da Unção dos Enfermos pressupõe a fé; pois não é um rito mágico com o qual se manifesta o sagrado, mas um encontro com Deus em Cristo e na Igreja, que postula uma resposta pessoal, consciente e livre do ser humano. “É uma resposta à fé. É um testemunho de fé. É a confiança de que Deus não nos abandona às próprias forças e limitações, mas com sua bondade e poder vem em nosso socorro para nos salvar: “o sacramento, unido à oração da fé, oferece a salvação. Assim, o enfermo é salvo pela própria fé e a fé da Igreja, donde vem a eficácia do sacramento””, explica o Documento.

O Diretório sobre o Sacramento da Unção dos Enfermos pode ser adquirido nas Secretarias das Paróquias ou na Livraria Arquidiocesana.

Com informações da Arquidiocese de Passo Fundo