Notícias › 22/05/2020

Arqui/dioceses do Regional Sul 3 refletem Dia Mundial das Comunicações Sociais

Pastorais da Comunicação de diversas arqui/dioceses do Rio Grande do Sul organizam esta semana momentos para debater o tema deste 54º DMCS

As Pastorais da Comunicação de todo o Brasil têm se mobilizado para celebrar a Semana da Comunicação, motivada pelo 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), que festejamos no próximo domingo.

No Regional Sul 3, muitas arqui/dioceses organizaram momentos para refletir e debater o tema, motivando agentes e reforçando o vínculo com profissionais da comunicação e lideranças da Pascom.

Santa Cruz do Sul

Na Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli e padre Roque Hammes, coordenador de pastoral, realizaram na manhã de quinta-feira (21) uma live na Fanpage da Diocese, que contou com a participação ao vivo de mais de 60 pessoas.

No momento, Dom Aloísio destacou a ligação do Dia das Comunicações com a festa da Ascensão. “A encarnação de Jesus é a maior comunicação de Deus. Ao voltar à casa do Pai, nos leva junto com Ele para a divindade”, comenta.

Um dos pontos principais destacados por Dom Aloísio é que Deus, na sua essência, é comunicação. “Deus é o grande comunicador. Ele se comunica criando o mundo e colocando no mundo a pessoa humana. Um Deus que acompanha o Seu povo”, reforçou o bispo.

Diocese de Osório

Dom Jaime Kohl, da Diocese de Osório, através de videoconferência, acolheu na noite de quinta-feira (21), profissionais da imprensa do Litoral Norte gaúcho e agentes da Pascom Diocesana. No momento, Dom Jaime explanou a Carta do Papa Francisco para o 54ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este ano, o tema proposto pelo Papa Francisco para a celebração do DMCS é “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Por isso, o bispo destacou a importância de narrarmos sempre a melhor história, o Evangelho e a Palavra de Deus e alertou: “Não só a Bíblia é Evangelho, mas todas as iniciativas que valorizam a vida, que cuidam do ser humano e enaltecem o bem”.

Para ele, narrar boas histórias é “narrar a ação das pessoas de boa vontade, que fazem com que prevaleça a solidariedade, o amor e a fraternidade”.  Ele ainda conclui pontuando que “contamos uma boa história quando promovemos a justiça social, quando defendemos a vida, quando ajudamos as pessoas a tomarem consciência do que são e que são importantes por isso e quando sabemos valorizar pequenos gestos de sensibilidade e atenção a vida”.

Cruz Alta

Na Diocese de Cruz Alta, a programação para celebrar o 54º DMCS inclui para este sábado (23) uma formação online para agentes da PASCOM via Skype. O encontro terá a presença de Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano; de Greice Pozzatto, coordenadora da PASCOM na Diocese e no Regional Sul 3; Fernando Guimarães, da PASCOM da paróquia Cristo Rei; e de Marcelo Pereira, da PASCOM da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

O encontro propõe uma partilha sobre a Mensagem do Papa para o Dia, dicas para o uso de celular em transmissão ao vivo e sobre a experiência do uso do OBS e do novo puglin da Pascom Brasil em lives.

Live com Dom Carlos Romulo

Em nível regional, a Pascom Regional está organizando para o próximo domingo, dia 24 de maio, uma live com o Bispo Referencial para as Comunicações no Estado, Dom Carlos Rômulo. O momento será às 19h, pelo facebook da Pascom Regional Sul 3 e pelo facebook da CNBB Regional Sul 3.