Notícias › 20/11/2020

Articulação da 6ª SSB é intensificada no Regional Sul 3

O coletivo da Ação Sócio Transformadora do Regional Sul 3, que integra as pastorais sociais, os referenciais arqui/diocesanos e os movimentos sociais, se reuniu na manhã desta sexta-feira para dar continuidade às ações da 6ª Semana Social Brasileira no Estado.

Já no início do encontro, Dom Silvio Guterres Dutra, bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora do Regional Sul 3, fez uma retomada do caminho já percorrido pelo regional. Segundo ele, tudo começou com a criação da comissão de articulação da 6ª SSB, o que possibilitou a realização de encontros específicos de articulação com os referenciais arqui/diocesanos, pastorais e movimentos populares e a participação no encontro com os Estados do Sul. Dom Sílvio destacou também a organização e realização dos Seminários Temáticos sobre Terra, Teto e Trabalho – este último será no dia 07/12.

Na reunião desta sexta, também estava a assessora nacional da 6ª Semana Social Brasileira, Alessandra Miranda. Reforçado a importância do esforço para que a 6ª SSB chegue às paróquias e arqui/dioceses, Alessandra apresentou o cronograma para o próximo ano, realçando que o primeiro semestre de 2021 deve especialmente para a reflexão e aprofundamento sobre Terra, Teto e Trabalho, a partir dos cinco cadernos formativos preparados pela coordenação.

“Três elementos precisam perpassar a articulação local, o estudo, a identificação dos problemas e a adesão a gestos concretos que incidam na realidade local”, acrescentou a assessora. Ela explicou ainda que para o segundo semestre de 2021, a proposta é reforçar os eixos fundamentais da democracia, economia e soberania e para 2022, organizar as sistematizações e os encontros estaduais e nacional.

A 6ª Semana Social no Rio Grande do Sul

Um ponto de destaque do encontro foi a partilha das dioceses sobre as ações já realizadas ou planejadas para a concretização da Semana Social em sua realidade. Muitas apontaram a importância da iniciativa até como um motivador para a rearticulação das pastorais sociais na arqui/dioceses e outras relataram a realização de diversas formações com o clero e com agentes de pastorais – a maioria através de lives ou reuniões virtuais.

Recolhendo as partilhas, Dom Silvio Guterres expressou sua alegria por perceber a ação nas paróquias e arqui/dioceses do Estado. “Tenho uma impressão muito positiva por perceber que em todas as dioceses há alguma iniciativa de algo que está sendo feito ou planejado. Fico muito motivado sabendo que estamos no caminho certo e que podemos avançar bastante. O testemunho das dioceses nos anima no trabalho!”, salienta ele.

Para seguir os encaminhamentos e as propostas de ação da 6ª Semana Social no Rio Grande do Sul, o grupo criou um grupo ampliado de coordenação, que integra representantes das províncias eclesiásticas, das pastorais e dos movimentos sociais.

Para saber mais sobre a 6ª SSB, acesse www.ssb.org.br.