Notícias › 26/10/2021

Assembleia de Pastoral de Montenegro reflete planos de pastoral, sínodo e missão

Lideranças das paróquias, pastorais e movimentos da Diocese de Montenegro estiveram reunidos na sexta-feira (22/10) para a Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro foi realizado no ginásio do Seminário Menor São João Maria Vianney em Bom Princípio.

Os temas abordados durante a assembleia foram a construção dos planos pastorais paroquiais a partir das Diretrizes Diocesana de Pastoral, a fase diocesana do Sínodo dos bispos 2021-2023 e o anúncio da Prelazia do Alto Xingu como Igreja-irmã na ação missionária da Diocese de Montenegro.

Plano Pastoral Paroquial

A construção dos planos pastorais paroquiais foi o tema central da primeira parte da assembleia. Pe. Ludinei Marcos Vian, coordenador de pastoral diocesano, dialogou sobre as etapas para elaboração dos planos paroquiais e apresentou um passo a passo que sintetiza o caminho que cada paróquia precisa percorrer.

As 30 paróquias da Diocese de Montenegro devem elaborar seus planos a partir das Diretrizes Diocesana de Pastoral, aprovadas na assembleia de 2019.

Sínodo 2021-2023

Dom Carlos abriu oficialmente a etapa do Sínodo na diocese durante a assembleia.

Ao longo de seu discurso, o bispo diocesano, enfatizou as formas de participação e apresentou o colegiado de pastoral como responsável pela compilação das respostas.

Igreja-irmã

Dom Carlos Romulo anunciou ao final da assembleia que a Diocese de Montenegro, iniciará um trabalho missionário junto a Prelazia do Alto Xingu, no estado do Pará.

O Pe. Gabriel Zucki Bagatini, que esteve recentemente conhecendo a realidade da Igreja do Alto Xingu, apresentou aos participantes da assembleia alguns dados do novo território de missão.

Como primeiro missionário, a Diocese de Montenegro enviará o Pe. Blasio Henz, que irá exercer seu ministério na comunidade São João Batista – Distrito de Sudoeste no município de São Félix do Xingu – PA.

A Prelazia do Alto Xingu foi criada em 06/11/2020, desmembrada da então criada Diocese de Xingu-Altamira.

Com informações da Diocese de Montenegro