Artigos, Bispos › 01/10/2019

BATIZADOS E ENVIADOS

+ Hélio Adelar Rubert – 28/09/2019.

 

Por iniciativa do Papa Francisco, o mês de outubro deste ano 2019 é um Mês Missionário Extraordinário com o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Este tema renova a consciência da missão e retoma um novo impulso para a transformação missionária da vida e da pastoral na Igreja. Na “Evangelii Gaudium” o Papa Francisco afirma: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “por a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar, porque sem alegria não se atrai ninguém”.

O compromisso pela conversão pessoal, comunitária e pastoral a Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e vivo em sua Igreja, renovará o ardor e paixão por testemunhar ao mundo, através da proclamação e da experiência cristã, o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46 – 49).

Nossa Arquidiocese abre o Mês Missionário Extraordinário no dia primeiro de outubro com a festa litúrgica de Santa Terezinha do Menino Jesus e com o 2º Conselho Arquidiocesano de Pastoral no Seminário São José. Desejamos que nossa Arquidiocese, com suas Paróquias, com suas Comunidades, com os Institutos de Vida Consagrada, bem como as Associações, Movimentos e outras realidades eclesiais se transformem ainda mais em realidades missionárias e evangelizadoras.

Queremos intensificar a oração pelas missões e as visitas missionárias; fortalecer e criar equipes missionárias nas Paróquias; realizar a Vigília Missionária no dia 19/10 e a Coleta no Dia Mundial das Missões no dia 20/10 em todas as Comunidades e Matrizes paroquiais.

Como batizados e enviados, sentimos a alegria de sair do nosso conforto, colocando em prática o mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mc 16, 15).

Que o Espírito Santo nos faça missionários de Jesus a exemplo de Maria, de São Paulo, de Santa Terezinha, de São Francisco Xavier e dos santos missionários!