Notícias › 15/04/2020

Bispo nomeado, Adimir Mazali envia mensagem ao povo de Erexim

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta manhã a nomeação do novo bispo da diocese de Erexim (RS), padre Adimir Antonio Mazali. O sacerdote, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, será ordenado bispo na mesma paróquia no dia 20 de junho. Nesta manhã, padre Adimir foi nomeado monsenhor e recebeu simbolicamente o solidéu de Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel.

7h Santa Missa Preside Dom Mauro Aparecido dos Santos 15/04/2020

Publicado por Catedral Nossa Senhora Aparecida – Cascavel/PR em Quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Diocese de Erexim, vacante desde o dia 26 de junho de 2019, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar a nomeação de seu novo bispo. O momento contou com a presença do padre Antônio Valentini Neto, administrador diocesano, e com as palavras do padre Adimir, que enviou uma mensagem de saudação ao povo da Diocese de Erexim:

Ao receber, na manhã do dia 30 de março a notícia, através do Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, da minha nomeação pelo Papa Francisco como bispo desta Diocese de Erexim, em meio à situação em que vivemos da pandemia do Coronavírus, pensei no desafio a que o Senhor me chama. Mas consciente de que, não obstante as minhas limitações humanas, o Senhor envia-me a mais uma missão e confiante de que por Ele serei guiado à frente de seu povo, respondi o meu sim com muita disposição. Recordo ainda o Salmo 22 da liturgia do dia 30 que dizia: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Minha prece foi para que o Senhor faça de mim um verdadeiro pastor e um instrumento de seu plano de amor para com todos, pensando neste novo povo que me será confiado. Pedi também a São José, padroeiro da Diocese, que me ajude a ser como ele – um pai cuidando dos interesses de Jesus.
Acolho com muito carinho a todos e a todas que fazem parte desta Diocese e com o coração já inteiramente vosso, agradeço ao povo de Deus desta Arquidiocese de Cascavel com quem trabalhei nestes 27 anos de ministério sacerdotal, particularmente Dom Mauro Aparecido dos Santos e me coloco inteiramente à disposição para servir e amar a todos aqueles que encontrarei na nova missão – Diocese de Erexim – junto a quem desejo ser “Sal da terra e Luz do mundo”.
A todos, asseguro desde já minhas orações e preces e que pela intercessão de São José, o Senhor vos proteja e abençoe sempre.

O padre Antônio Valentini Neto, administrador diocesano desde a nomeação de Dom José Gislon para Caxias do Sul, também expressou seu sentimento neste momento, em nome de toda a Diocese de Erexim. Ele ressalta que recebeu a informação da nomeação do novo bispo com alegria e gratidão, e explica: “Alegria porque assim a Diocese tem o seu pastor, o sucessor dos apóstolos. Gratidão a Deus em primeiro lugar, e em segundo ao nosso Papa, ao Núncio Apostólico em nosso País, a quem cabe desenvolver todo o processo de consultas e formação da lista tríplice de cada nomeação para enviar à Congregação dos Bispos que, por sua vez, a apresenta ao Papa. Gratidão ao próprio Pe. Adimir, por aceitar o chamado de Deus para esta missão na Igreja de Cristo, em nossa Diocese”.

Lembrando as diversas dificuldades que enfrentamos em virtude do isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, ele comenta sobre sua apreensão em relação às cerimônias de ordenação e posse do padre Adimir. “A evolução do que vivemos é indefinida. Espera-se que se possa realizar as duas cerimônias, da ordenação episcopal do Pe. Adimir, dia 20 de junho na Catedral de Cascavel, e o início do ministério dele aqui em nossa Diocese, em princípio dia 12 de julho à tarde com participação presencial do povo”.

Reforçando sua disposição em acolher o novo bispo e continuar colaborando no que for necessário, padre Antônio conclui: “Continuarei, com a graça divina e proteção de Maria e São José, na dedicação plena a serviço da Diocese”.