WEBMAIL

Bispos do RS reforçam o convite para o Corpus Christi da Solidariedade

Arqui/Dioceses do Regional Sul 3 se mobilizam em ações de cuidado com a vida dos mais necessitados

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 16 de junho, a Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, a Festa de Corpus Christi. O dia será marcado pelas Celebrações e Procissões com o Santíssimo pelas ruas das cidades de todo o Rio Grande do Sul. Além dos tradicionais tapetes que enfeitam as ruas, em todo o Estado ações de solidariedade serão realizadas, motivadas pelo Mutirão pela vida de quem tem fome, conforme o convite dos bispos do Regional Sul 3:

As recentes ondas de frio também alertam para aqueles que tem pouco ou nada para se aquecer neste inverno. Por isso, um dos grandes pedidos nos diversos lugares do Estado é para a doação de cobertores. Em Rio Grande, a festa é motivada pelo lema “Eucarista: fonte da sabedoria e de amor”. No local, a procissão acontece após a missa das 15h no trajeto todo enfeitado com os tapetes artísticos e solidários. O convite é para que cada pessoa ofereça cobertores embalados em sacos plásticos transparentes.

Ação semelhante acontece na Arquidiocese de Santa Maria, com uma campanha de arrecadação de cestas básicas, cobertores e itens de higiene que formarão o Cálice Solidário, que substitui a confecção de tapetes de serragem e nos convida a solidariedade com os irmãos. Todos os itens serão, integralmente, destinados às atividades da Casa Papa Francisco, que será inaugurada no dia 18 de junho. Os donativos podem ser entregues nas paróquias ou diretamente na Basílica da Medianeira. Já na Diocese de Vacaria, aqueles que participarem da celebração e da procissão de Corpus Christi são convidados a partilharem valores em dinheiro para o auxílio a Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, que abriga os projetos sociais da Diocese.

O Mutirão pela Vida de quem tem fome acontecerá também na Diocese de Caxias do Sul. Em toda a Diocese, as comunidades vão celebrar a Eucaristia e, logo após, realizar a procissão com o Santíssimo Sacramento. Diversas localidades terão a confecção de tapetes de serragem, a exemplo de Antônio Prado, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. O gesto solidário de todas as paróquias da Diocese será a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores, por isso, alguns locais também farão tapetes solidários: um exemplo é a Paróquia Santo Antônio de Forqueta, em Caxias do Sul.

Que a Solenidade de Corpus Christi seja também ocasião para fortalecer nossa fé e olhar para aqueles que mais necessitam.

CNBB Sul 3