Artigos, Bispos › 30/07/2021

Boas vindas Dom Leomar!

Com imensa alegria, no dia 2 de junho de 2021, com o repicar dos sinos às 7 horas da manhã, acolhemos a publicação de que o Papa Francisco acabara de nomear o Revmo. Sr.Bispo Dom Leomar Antônio Brustolin, comoo novo e 2º Arcebispo de Santa Maria – RS.

Agradecemos à Santíssima Trindade, à Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e ao Papa Francisco, por este novo Pastor e Arcebispo de nossa Arquidiocese e Província Eclesiástica de Santa Maria/RS.

Dom Leomar é natural de Caxias do Sul/ RS e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Na mesma carta de nomeação do novo Arcebispo, Dom Hélio foi designado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Santa Maria até a posse do novo Arcebispo que será no Domingo, dia 15 de agosto de 2021, às 10 horas, no Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria/RS.

Todo o Clero de Santa Maria está convocado para a acolhida e para a celebração de posse de nosso novo Pastor e Arcebispo. Como parte prática, usaremos os paramentos brancos e festivos, pois é a Festa da Assunção de Nossa Senhora, 111 anos da criação da Diocese de Santa Maria e aniversário de vida do novo Arcebispo.

Precisamos evitar aglomeração, usar álcool gel e máscara, dar espaço para os familiares e representantes da Arquidiocese de Porto Alegre. Ao meio-dia será servido um almoço no Salão da Medianeira para os Bispos, Clero e familiares. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

Como Arcebispo Emérito aproveito para agradecer a todos pelo amor dedicado a Deus na minha pessoa e missão durante os 17 anos que tive a graça de suceder a Dom José Ivo Lorscheiter nesta querida Diocese, agora Arquidiocese de Santa Maria/RS. Peço perdão a cada um e a todos pelas minhas fraquezas, omissões e possíveis não correspondências pessoais, pastorais e administrativas.

Continuarei na Arquidiocese sempre à disposição para prosseguir na missão a mim confiada pelo Senhor. Com gratidão, estima e as melhores bênçãos nesse momento histórico, de sinodalidade e de novas graças que vivemos.

Que Dom Leomar seja muito bem acolhido no coração de todo nosso Clero, Religiosos, Paróquias, Comunidades, famílias, escolas, universidades, quarteis e Irmãos de outras confissões religiosas!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria