Notícias › 15/03/2022

Cáritas de Cruz Alta reúne agentes paroquiais para Encontro Anual

Planejar as atividades do ano, trocar experiências, motivar para o trabalho. Estes foram alguns dos objetivos do Encontro Anual da Cáritas Diocesana, realizado no último sábado, 12/03, no Centro Diocesano de Pastoral de Cruz Alta.

O grupo se reuniu bem cedo, mantendo os devidos cuidados que o momento necessita, usando álcool em gel, munidos de máscaras e muito entusiasmo, visto que este foi o primeiro grande encontro presencial do grupo, depois da pandemia.

Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadora da Cáritas Diocesana, Cinara Dorneles. Segundo ela, este é um momento muito importante pela  reflexão, pela troca de experiência e, especialmente pelo reencontro, visto que devido a pandemia, os grandes encontros não estavam acontecendo. “Hoje estamos muito feliz, pois temos a participação de mais de 30 participantes, com representações de Paróquias. Além disso, todos estão muito felizes em participar”, destaca.

O Pe. Aldecir Corassa assessorou a formação referente à Campanha da Fraternidade, que neste ano traz o tema: Fraternidade e educação, apontando a importância de tratar este assunto, bem como a realização do gesto concreto, que auxilia diretamente nos projetos sociais desenvolvidos pela Cáritas.

No intervalo um momento pra confraternizar e conhecer alguns dos projetos desenvolvidos, auxiliados pela Cáritas da Diocese de Cruz Alta. Ana Lúcia da Silva que é agente Cáritas ha mais de 6 anos, integra o projeto Reciclando a vida, da comunidade São Cristóvão, pertencente a Paróquia Imaculada Conceição. No grupo de sua comunidade, fazem bolacha, pães, artesanato, sabão, entre outros. Tudo isso é comercializado nas sextas-feiras em uma feirinha no bairro. Neste dia, acompanhada das demais integrantes, levaram parte do que produzem para vender e apresentar para outros agentes.

Assim fez também a Ana Alice Sieg de Lima. Ela é do Quilombo da Costaneira, de Fortaleza dos Valos. Ela levou as bolsas, tapetes e outros produtos que produzem na comunidade, através de um projeto atendido pela Cáritas.

Colaboração: Diocese de Cruz Alta