WEBMAIL

Casa Fratelli Tutti: um novo espaço para as pastorais sociais em Vacaria

No início deste ano a Diocese de Vacaria recebeu de volta um espaço muito oportuno para o acolhimento de projetos sociais. O imóvel, que estava cedido há mais de 70 anos para o funcionamento da Casa Lar Divina Providência, voltou a ser administrado pela Diocese.

A casa foi fundada em 25/11/1949 por intermédio do Bispo Dom Cândido Maria Bampi, com o objetivo de promover a caridade a serviço da comunidade. Desde sua fundação esta Casa teve diversos usos, recebendo inclusive Congregações Religiosas, e nos últimos 71 anos funcionou como Casa Lar, atuando no acolhimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Recentemente, o Projeto da Casa Lar mudou-se para um novo local, com instalações no formato de condomínio visando promover o convívio familiar. Neste formato é possível manter grupos de irmãos na mesma casa, o que não era possível nas antigas instalações. O novo espaço foi inaugurado em Outubro de 2020, com o nome de Complexo Casa Lar Villa Divina Providência.

Casa da Fraternidde Fratelli Tutti

Agora, o espaço conta com uma equipe para planejar sua nova ocupação, mantendo vivos os princípios firmados desde sua origem para servir às causas sociais, com compromisso e responsabilidade.

Uma das primeiras ações desta equipe foi a escolha de um novo nome para identificar o local. Foi de comum acordo realizar a troca do nome para fazer referência à nova destinação que esta Casa receberá e, também, porque o nome Divina Providência foi mantido pela associação que utilizava a Casa em seu novo local de funcionamento.

Agora o local passa a ser chamado de Casa da Fraternidade Fratelli Tutti. A inspiração para a escolha deste nome vem da Carta Encíclica do Papa Francisco, intitulada “Fratelli Tutti” (sobre a Fraternidade e a Amizade Social) e também do desejo de manter este local sendo um espaço de convívio fraterno, com ações orientadas pelo Evangelho, promotoras de dignidade e a solidariedade.

A Casa da Fraternidade constitui um espaço de articulação e integração da Ação Social na Diocese de Vacaria como resultado de uma reflexão que visa aprofundar os rumos da Pastoral Social na dimensão sócio transformadora.

Ainda em etapa de implantação, a Casa FT irá receber diversas Pastorais Sociais e organizações não governamentais com perfil social, que desenvolvem serviços e ações voltadas para a caridade, promoção humana, resgate da dignidade, valorização da vida e do meio ambiente.

Busca-se por meio desta integração o fortalecimento das iniciativas locais e regionais da dimensão social e favorecendo a pastoral de conjunto que é um grande desejo da CNBB expresso em alguns documentos da Igreja.

A divulgação deste projeto para a comunidade vem como gesto concreto que amadureceu em vista da organização da 6ª Semana Social Brasileira pelas Pastorais Sociais, ONGs e movimentos da sociedade civil.

A Casa da Fraternidade FT conta com uma Diretoria, composta pelo Presidente Dom Sílvio Guterres Dutra, o Vice Presidente Irmão Flávio Rosário, mais dois tesoureiros e uma secretária. Além da diretoria há um Conselho Administrativo, um Conselho Fiscal e uma pequena comissão composta por pessoas voluntárias que possui a incumbência de organizar, orientar e dinamizar a Ação Social das entidades no espaço físico favorecendo o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos acima descritos.

Inicialmente estão sendo realizadas campanhas, arrecadações e coletas solidárias junto à comunidade em vista de adequar a infraestrutura e garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas no referido espaço. Em breve a casa receberá alguns projetos como: preparo e entrega de marmitas para às pessoas em situação de rua; doação de agasalhos para pessoas em vulnerabilidade; realização de feira de produtos agroecológicos; projetos vinculados a Pastoral da Saúde; Pastoral da Criança; espaços de convivência; sede para organização dos Diáconos; atendimento à Pastoral do Migrante; entre outros projetos.

Com informações da Diocese de Vacaria