Catequista gaúcho receberá do Papa Francisco o Ministério de Leitor

O porto-alegrense Marcelo Mito será um dos quatro brasileiros na celebração no Vaticano, dia 26 de janeiro.

“Os leigos que tiverem a idade e as aptidões determinadas com decreto pela Conferência Episcopal, podem ser assumidos estavelmente, mediante o rito litúrgico estabelecido, nos ministérios de leitores e de acólitos”. A citação, determinante para a celebração em vista nas próximas semanas, é a alteração determinada pelo próprio Papa Francisco em janeiro de 2021, através do Motu Proprio Spiritus Domini. O texto não representa apenas uma simples alteração no cânone 230 §1 do Código de Direito Canónico, mas garante o espaço para uma maior participação de leigos e leigas nos ministérios da Igreja.

A partir desta alteração, desde 2022 o Papa Francisco celebra na Basílica de São Pedro, no Domingo da Palavra de Deus, a Instituição dos Ministérios de Leitores, Catequistas e Acólitos, com leigos e leigas de todos os lugares do mundo. Em 2025, o rito ganha um significado ainda mais especial, já que acontece durante o Ano Jubilar e coincide com o Jubileu do Mundo das Comunicações (de 24 a 26 de janeiro).

Neste ano, a celebração será no dia 26 de janeiro e entre os quatro brasileiros está o gaúcho Marcelo Mito. Escolhido diretamente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ser um dos representantes do país neste importante momento, Marcelo acredita que é uma Graça de Deus a oportunidade de receber o Ministério de Leitor diretamente do Papa Francisco.

Vivo este momento em pleno espírito de humildade e serviço, duas palavras companheiras da minha caminhada neste momento. A escolha não é para mim motivo de honra ou merecimento, mas é Graça, e Graça é de graça. Deus nos olha com seu olhar de Amor e nos chama, nos escolhe para viver com amor e para o amor este ministério, este seu serviço para toda a Igreja e os homens e mulheres de Boa Vontade, ressalta.

Marcelo fez sua caminhada eclesial sempre ligado ao serviço da liturgia e da catequese (confira abaixo com mais detalhes) e ressalta que representa com alegria os leigos brasileiros e, ainda, que no exercício do Ministério de Leitor que irá receber, buscará cumprir sempre com a missão do anúncio da Palavra de Deus:

Procuro lembrar meu coração sempre que a Palavra não é minha, não estou me anunciando, mas estou portando a Palavra Dele e é por Ele que estou a serviço. Sem dúvida é uma grande alegria poder representar os leigos do meu país. É a beleza do laicato, é a festa do laicato, nesta Igreja tão rica e tão diversa na unidade em Cristo. Vêm em meu pensamento tantos leigos e leigas extremamente dedicados espalhados neste país gigante e continental, que dão a vida, o seu tempo, o seu suor pela Evangelização; que atravessam campos, cidades, rios para levar a Palavra de Deus. Na minha pessoa estão os leigos e leigas do Brasil. Não é o Marcelo, mas somos todos nós, conclui ele.

Caminhada Eclesial

Marcelo Meireles Mito, nasceu em Porto Alegre no dia 9 de agosto de 1979, em uma família que viveu sua fé na Igreja Católica. Seus pais, Carlos e Iara, se conheceram nas festas paroquiais de “barracão” da futura Paróquia São Vicente Mártir, na zona sul de Porto Alegre e desde o final dos anos 80 foram membros da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes. Seus padrinhos de Batismo, Adão e Lydia Conceição, foram um dos casais fundadores da Paróquia São Vicente Mártir.

É Licenciado e Bacharel em Filosofia, pós-graduado em Liturgia, paroquiano da Paróquia Santo Inácio de Loyola, no Bairro Humaitá em Porto Alegre. Catequista desde os 16 anos e atualmente catequista de adultos e de Batismo.

Marcelo é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística desde 17 de novembro de 2003 e Ministro de Exéquias desde 28 de abril de 2019. Foi eleito como coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre em julho de 2017 e exerce este serviço até o presente momento. Desde abril de 2019 integra a Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã. Por quatro mandatos, de 2013 a 2021, foi secretário da Comissão Regional de Liturgia e em outubro de 2023 foi escolhido para integrar a coordenação regional da Comissão Bíblico-Catequética. Desde setembro de 2024 é membro da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas, em Porto Alegre.

Missa de Envio

A Paróquia Santo Inácio de Loyola celebra no próximo dia 16 de janeiro, às 19h30min, a Missa de Envio, presidida por dom Jaime Spengler, Cardeal Arcebispo de Porto Alegre.

 

Victória Holzbach | CNBB Sul 3