Notícias › 14/10/2022

Programação especial celebra os 70 anos da CNBB nesta sexta-feira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 70 anos de fundação nesta sexta-feira, 14 de outubro. A entidade deu início à celebração do seu ano jubilar ainda em 2021 com o tema “Comunhão, participação e missão” e diversas atividades que comemoram de modo reverente sua trajetória. Este ano, por exemplo, aconteceu o Seminário “CNBB 70 anos”, que reuniu o episcopado brasileiro e convidados para recuperar, de forma online, elementos históricos da entidade. 

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrar a história da CNBB não constitui simples comemoração, mas oportunidade para contemplar o passado: “os desafios vencidos dos que nos precederam na missão de proclamar a Palavra de Deus revigoram sempre e cada vez mais o nosso compromisso de ajudar o Brasil a se tornar mais justo, solidário e fraterno”. 

Programação Especial

Como parte desse caminho jubilar, a CNBB celebrou nesta manhã uma Missa em Ação de Graças pelos seus 70 anos no Auditório São João XXIII, localizado na Asa Norte, em Brasília (DF). O local é próximo de onde hoje também funciona o Centro Cultural Missionário, o CCM. Recentemente passou por uma reforma em suas dependências. São duas novas instalações: a Casa Dom Luciano Mendes de Almeida e o Auditório São João XXIII. Esta reinauguração se constitui mais uma oportunidade para celebrar o jubileu da CNBB. 

Esta noite ainda, das 19h às 20h, o Cristo Redentor recebe iluminação na cor amarelo em comemoração ao aniversário da CNBB. A ação é uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor Cristo Redentor e a Assessoria de Comunicação da CNBB.

Com informações da CNBB