Notícias › 17/08/2022

Colegiado da Animação Bíblico-Catequética realiza encontro na CNBB

O Colegiado da Animação Bíblico-Catequética (AB-C) do Regional Sul 3 da CNBB se reuniu na sede da Conferência na manhã desta terça-feira (16). O principal objetivo do encontro foi tratar sobre a preparação e encaminhamentos do Encontro de Formação Regional com o tema “Estudo sobre o Ministério de Catequista”. A formação destina-se aos coordenadores AB-C e aos Referenciais da Animação Bíblica Pastoral em cada arqui/diocese do Regional e acontece nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, em Porto Alegre.

No primeiro momento foi revisto o que havia sido tratado na última reunião de 19 de julho, sendo redefinidos alguns pontos, como a parte logística de responsabilidade da equipe, juntamente com a Casa de Formação, para que fiquem bem definidas na Carta Convite que será enviada às coordenações AB-C e aos referenciais das arqui/dioceses nos próximos dias.

Outro ponto tratado foi a revisão do cronograma da formação dos dias do encontro, com definição dos assessores; temas a serem trabalhados; horários previstos, orações e celebrações  e os respectivos encarregados.

No final, Pe. Wilson Fernandes, coordenador Regional da Animação Bíblico-Catequética, apresentou ao grupo do colegiado reunido, uma proposta para o próximo ano, com o objetivo de dinamizar, animar e fortalecer o Ministério de Catequista, ou seja, para uma caminhada orante, de convivência e aprofundamento do processo de Iniciação à Vida Cristã do Regional, que seja voltada a uma Eclesiologia do Vaticano II.  A idéia é um marco celebrativo, para marcar esse tempo pós-pandemia, com a retomada das atividades.

A sugestão, também, envolve um trabalho de formação específico, para diferentes grupos do Regional, o que foi acolhido com muita alegria. A proposta será apresentada aos participantes da formação em 13 e 14 de outubro, desde que os primeiros encaminhamentos que o coordenador Regional fará sejam positivos, isto é, aprovados pelos respectivos responsáveis dos grupos previstos.

A coordenação avaliou o encontro de forma positiva, destacando o encontro como muito produtivo, com encaminhamentos práticos e de grande perspectiva para a caminhada Regional. Uma nova reunião, online, foi marcada para o dia 15 de setembro, quinta feira, às 9horas.

Colaboração: Mirte Santina