Notícias › 03/07/2020

Ação Sócio Transformadora inicia articulação da 6ª SSB

Os coordenadores e referenciais para a Ação Sócio Transformadora das arqui/dioceses do Regional Sul 3 se encontraram na manhã desta sexta-feira (03) em reunião online. O momento integra o processo de articulação das pastorais sociais, organismos e arqui/dioceses do Rio Grande do Sul, intensificado desde as últimas semanas.

Depois da apresentação dos presentes e partilha da realidade de suas arqui/dioceses, o grupo refletiu especialmente o tema da 6ª Semana Social Brasileira, com a assessoria do frei Luiz Carlos Lunardi, animador da Pastoral da AIDS no Regional Sul 3. Frei Lunardi explicou que as Semanas Sociais são promovidas pela CNBB e que, de 2020 a 2022, celebramos a sua 6ª edição.

Ele apresentou o histórico das Semanas Sociais, que têm como objetivo “articular as forças intelectuais e sociais para debater questões sociopolíticas relevantes a cada país e raça perspectivas para o presente e o futuro, baseadas na Doutrina Social da Igreja”.

Esta 6ª Semana Social Brasileira, destaca Frei Lunardi, já começou. A 6ª SSB tem seu tema inspirado nos três T’s do Papa Francisco: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. O assessor reforça que a iniciativa é um grande mutirão pela vida que já encontra seu primeiro desafio neste tempo de pandemia e que precisa ser organizada e dinamizada pelo Regional.

“O Mutirão é o caminho metodológico da 6ª SSB, portanto, uma forma de convocar todos os cidadãos e cidadãs do Brasil ao engajamento concreto pela superação das desigualdades sociais existentes no país. Para alcançar esse objetivo a iniciativa terá como eixos transversais: a economia, a democracia e a soberania”, relata Frei Lunardi.

Para saber mais informações sobre a 6ª Semana Social Brasileira, clique aqui .

Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Referencial para a Ação Sócio Transformadora no Regional Sul 3, alertou durante a reunião: “Terra, teto, trabalho, economia, soberania e democracia são coisas da nossa fé”. Para ele, o encontro foi ocasião para um “significativo impulso”, já que “foi possível perceber a vontade e a disposição de empreender uma maior articulação de todas as experiências de trabalho social que se desenvolvem em nossas comunidades diocesanas”.

Dom Sílvio explica ainda que “aos poucos estamos nos interando sobre o projeto da 6ª Semana Social Brasileira, já em construção, e nos motivando para colocar nosso regional em sintonia com a caminhada dos demais regionais da CNBB”. Ele conclui ainda agradecendo o esforço de todos os que concretizam a Ação Sócio Transformadora no Rio Grande do Sul: “Registro minha gratidão aos representantes (leigos, religiosos, diáconos e presbíteros) de todas as dioceses e aos membros da equipe de coordenação, pela disposição de caminhar em conjunto e investir naquilo que nos une e fortalece. Coragem!”