Notícias › 20/08/2021

Comissão Regional de Presbíteros promove curso online de formação

Em virtude da pandemia do Coronavírus, este ano o curso acontecerá de 23 a 17 de agosto em modalidade online

A Comissão Regional de Presbíteros tem por missão cuidar de forma integral do ministério sacerdotal dos presbíteros das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul. Desde os anos 80, surgiu a necessidade de oportunizar um curso voltado aos presbíteros do Regional com a finalidade de atualizar a formação sacerdotal nas diversas dimensões.

Por isso, a CRP realiza na próxima semana, de 23 a 27 de agosto, mais uma edição deste Curso de Formação Presbiteral. O encontro, que já é tradição no Regional Sul 3, quando presencial, ocorre durante 10 dias, contemplando diversos temas como: espiritualidade, bíblia, psicologia, liturgia, missionariedade, cuidados com a saúde física, emocional e espiritual, questões de bioética, administração paroquial, iniciação à vida cristã e mídias sociais. Além disso, o curso é também espaço para a convivência fraterna entre os presbíteros participantes.

Em 2020, o curso foi cancelado em virtude da pandemia e as dioceses se organizaram para a formação de seus presbíteros individualmente. Este ano o curso chega com várias novidades, entre elas um novo formato, adaptado à modalidade online.

Totalmente gratuito, o curso deste ano terá como tema A dimensão do cuidado na vida do presbítero e lema Vós sois todos irmãos (Mt 23, 8). O padre Rudinei Lasch Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 3, explica:

“A pandemia nos apresentou questões preocupantes na vida sacerdotal, como o isolamento, a falta de cuidado fraterno e o cansaço espiritual. Diante deste quadro, pensamos neste tema, pois o curso tem por missão gerar atitudes de cuidado para consigo e para com o outro”.

Segundo ele, a expectativa é muito positiva, já que os temas de cada dia são muito relevantes, conduzidos por assessores renomados e reflexões profundas sobre o tema proposto. O curso vai colaborar muito na formação permanente dos presbíteros do Regional Sul 3”, aponta Pe. Rudinei.

Para fazer inscrição, os presbíteros devem entrar em contato com o representante diocesano. Aos inscritos, será disponibilizado um link de acesso às conferências. Confira a seguir, a programação: