Notícias › 23/11/2020

Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora realiza reunião virtual

Em vista do aumento do número de pessoas atingidas pela Covid-19 na região, por precaução, a reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora, na manhã do último sábado, dia 21, foi realizada de forma virtual, com participação de Dom Adimir e mais de 30 padres, leigos e religiosas.

Depois da oração e da abertura por Dom Adimir, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, conduziu a abordagem dos seguintes pontos da pauta da reunião:

Ano jubilar de ouro da Diocese

A comissão constituída pelo Bispo diocesano definiu o tema e o lema: “Diocese de Erexim, 50 anos a serviço da fé e da vida” – “Caminha conosco, Senhor”. Definiu também a “logomarca”, formada por um círculo, tendo no centro o número 50 e um lírio, representando São José, o tema e o lema, e em volta as fachadas das 30 paróquias da Diocese.

Dom Adimir destacou dois aspectos do jubileu, gratidão a Deus pelo passado e perspectiva de futuro; a partir dos desafios atuais projetar a caminhada de agora em diante. Como os que nos precederam superaram os desafios encontrados, poderemos superar os atuais. Foram apresentadas algumas atividades programadas: o dia 13 de cada mês é dia mariano e vocacional no Santuário de Fátima; dia 02 de fevereiro do próximo ano, jubileu da presença da Vida Consagrada na Diocese; dia 13 de março, jubileu da misericórdia com celebração da confissão no Santuário e nas Paróquias; 31 de março, quarta-feira santa, jubileu da vida sacerdotal, na missa do Crisma na Catedral; 27 de maio, data da criação da Diocese, atividades no Santuário e nas Paróquias; dia 03 de junho, dia eucarístico, solenidade do Santíssimo Corpo de Deus; 1º de agosto, data da instalação da Diocese, celebração especial com convite aos Bispos do Regional; 10 de outubro, Romaria Diocesana, encerramento do ano jubilar de ouro. Foi sugerido destaque especial ao jubileu nas festas paroquiais dos padroeiros e padroeiras e que na novena de Fátima se celebre o jubileu das pastorais;

Continuidade do Plano da Ação Evangelizadora na pandemia e depois dela

Acentuou-se que há grande desafio à criatividade. Não se pode esperar a pandemia passar. É necessário reinventar-se e neste final de ano planejar as atividades do próximo ano. É melhor programar mais do que não se prever o que deve ser feito. Pediu-se que cada paróquia e setor envie à coordenação diocesana as atividades que gostariam que constassem na agenda diocesana. Conforme a evolução da situação, serão realizados os cursos da Escola de Servidores iniciados neste ano em Erexim e em Jacutinga, bem como o Curso de Teologia para leigos em Aratiba, com possibilidade de iniciar outro em Erechim.

Outros assuntos

Diaconato Permanente – serão dados os encaminhamentos em relação aos que concluíram o curso de preparação realizado em 2018 e 2019;

Advento e Natal – comentou-se o livreto dos encontros do Regional Sul 3 da CNBB e a guirlanda, pela qual se contribui para as 6 coletas gerais que não foram realizadas neste ano (Campanha da Fraternidade, Terra Santa, Projeto Missionário do Regional Sul 3 em Moçambique e Amazônia, Óbolo de São Pedro, Missões e Campanha para a Evangelização);

Novo livro de cantos da Diocese: terá três formatos, o do texto com o ordinário da missa e os cantos para os ciclos litúrgicos; o das partituras e o de cifras. Até o dia 25 deste mês as paróquias podem fazer sua encomenda antecipada deste novo hinário.

Campanha da Fraternidade 2021, será ecumênica, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14). Texto-base e cartaz já foram enviados às paróquias conforme encomenda e estão à disposição na Livraria Diocesana;

Cuidados na prevenção da pandemia: O Bispo insistiu na observância dos protocolos sanitários de prevenção à Convid-19, ressaltando que é preferível atividades não acontecerem a se correr o risco de contágio.

Dom Adimir encerrou a reunião convidando a todos a invocar a intercessão de Virgem Maria e deu a bênção a todos.

Com informações da Diocese de Erexim