COMIRE RS › 11/12/2020

Conselho Missionário Regional realiza reuniões com arqui/dioceses

A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração. (EG, 27)

O Conselho Missionário Regional – COMIRE, realizou esta semana, de 07 a 09 de dezembro, encontros com os conselhos de cada Arqui/diocese, a partir das Províncias Eclesiásticas. As reuniões, que contaram com a participação dos representantes dos COMIDIS (Conselhos Missionários Diocesanos), tiveram como principal objetivo proporcionar uma partilha da ação missionária em cada Igreja local durante 2020, bem como apontar os principais desafios e caminhos para o próximo ano.

Se, por um lado, a pandemia desfez grande parte de nossas organizações e nos obrigou ao isolamento, por outro também deixou ainda mais evidente as realidades de vida ameaçada. Neste sentido, os participantes relataram a prática de uma ação missionária muito relacionada com a garantia da vida e de direitos, no atendimento aos necessitados e no acompanhamento aos mais afetados pela pandemia. Isso proporcionou ainda, em cada arqui/diocese, uma maior integração com as Pastorais Sociais, buscando garantir uma presença mais próxima da comunidade e das pessoas afetadas.

Outra partilha importante em cada reunião foi referente a organização de cada conselho: alguns mais estruturados, outros ainda iniciando sua articulação em grupo. De qualquer modo, todos reforçaram a importância da animação missionária no Regional e da presença e testemunho dos missionários e missionárias que já estiveram na missão Ad Gentes em Moçambique. Um grande desafio vivido e partilhado pelas arqui/dioceses é ainda a constituição dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA’s) em suas realidades, além da articulação de espaços de formação missionária em cada local.

As reuniões foram acompanhadas pela coordenação colegiada do COMIRE e pelos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Adilson Busin (Auxiliar de Porto Alegre) e Dom Jaime Kohl (Osório). Dom Adilson ressaltou uma avaliação positiva primeiramente da nova articulação da coordenação do Conselho, que agora se organiza em dois grupos de trabalho, um para a animação missionária no Estado e outro para a Missão em Moçambique.

Dom Adilson reforçou também a importância das reuniões e especialmente das partilhas de cada arqui/diocese, destacando a importância dos Projetos Igrejas Irmãs entre Dioceses, do Projeto Igrejas Solidárias em Moçambique e da Pastoral dos Brasileiros no Exterior. Ele ainda expressou sua gratidão por todos os agentes envolvidos com a ação missionária no Estado, bem como aos missionários e missionárias que estão em Moçambique.

Para finalizar, Dom Adilson apontou ainda os desafios de consolidação dos Conselhos Missionários em todas as Arqui/dioceses e o início da organização dos Conselhos Missionários Paroquiais – espaços onde a missão da Igreja possa ser refletida e meditada para enriquecer nossas paróquias.

O COMIRE também divulgou durante as reuniões o calendário para 2021, conforme segue:

25/03 – Reunião Regional do COMIRE

17/06 – Reunião Regional do COMIRE

20 a 22/08 – Formação Missionária Estadual – Sobradinho – Diocese de Cachoeira do Sul

23 a 25/10 – Sulão das Santas Missões Populares – Sobradinho – Diocese de Cachoeira do Sul

18/11 – Reunião Regional do COMIRE