Artigos, Bispos › 06/11/2020

Conversa com a Mãe Medianeira

Deus preparou Maria para que fosse mãe do Verbo Encarnado, Jesus Cristo, Nosso Senhor! Ele a pensou Imaculada, habitação digna para aquele que é o Salvador do mundo. O anjo Gabriel disse-lhe: “Maria, não tenhas medo, pois achaste graça diante de Deus”(Lc 1,30). Como filhos(as) conversamos com a Mãe Medianeira de Todas as Graças:

– Ó Maria concebida sem pecado, roga por nós que recorremos a ti! Aqui estamos, Mãe Medianeira, Mãe de Deus e nossa, reunidos em Igreja do Rio Grande do Sul, homens e mulheres de todas as idades, situações humanas e classes sociais. Somos todos teus filhos(as). Vivemos juntos mais uma Romaria Estadual. Nós te saudamos, cheia de graça, Imaculada, preparada desde toda a eternidade para ser a Mãe do Senhor, em previsão dos méritos de Jesus Cristo. Em ti, que caminhas à nossa frente, e contigo, Virgem do silêncio e da escuta, acolhemos a Boa Nova do Evangelho. Olhamos para ti e te entregamos todas as pessoas que aguardam o anúncio do nome de Jesus. Dá-nos o mesmo coração aberto para Deus, como mostraste em Nazaré da Galiléia. Ajuda-nos com tua materna proteção a viver em nossas famílias e nossos trabalhos com dedicação e amor, guardando todas as palavras de Jesus, teu Filho amado. Tu que és a Estrela da Evangelização, reza por nós e conosco, como fizeste no Cenáculo, para que sejamos uma Igreja dinâmica e missionária, dócil ao Espírito Santo e defensora da vida.

Mãe Medianeira, nossa Catedral, Santuário Basílica e muitas outras Paróquias são dedicadas a ti. Clamamos pelo derramamento do Espírito Santo. Pedimos a graça de sermos mais maduros e decididos na vivência de nossa fé. Olha com amor para todas as pessoas que passam por dificuldades em sua vida cristã, na saúde e na vida social. Vem com tua presença materna fazer-te presente em nossas Paróquias, Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços. Pela tua oração, o Espírito Santo nos faça um povo santo e fiel à Igreja.

Mãe Medianeira, presença materna em toda nossa história, pede a Jesus por nós, para que nossa terra seja lugar de partilha, justiça e serviço! Ajuda-nos a enfrentar os grandes desafios sociais, que exigem de todos nós a prática da caridade. Querida Mãe, conduze-nos sempre à Mesa Eucarística, onde nossos desejos e propósitos são selados e confirmados na Ceia da Nova e Eterna Aliança.

Clamamos com alegria e confiança, ó Mãe! Roga por nós, intercede junto a Jesus. Roga por nós ao Pai, cujo Filho deste à luz. Amém!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria