WEBMAIL

Conversão e Evangelização

Dom José Gislon – Bispo Diocesano de Erexim

dom-gislonO Advento é tempo de espera e esperança, presente na vida litúrgica da Igreja, quando cada fiel é convidado a preparar-se espiritualmente para a celebração da festa do Natal, do nascimento do Senhor Jesus.

A vida nos oferece, continuamente, oportunidades para participarmos de diversas festas. Algumas são de caráter familiar, outras, comunitárias e há também aquelas nas quais participamos por envolvimento social, profissional, caritativo e filantrópico, como forma de ajudar pessoas e realidades da nossa sociedade, necessitadas de um olhar e de um cuidado diferenciado, não da indiferença.

O Advento é espera, mas isso não significa inércia ou apatia. E a figura que nos é apresentada, neste tempo, como modelo de quem esperava o Salvador é João Batista. Num primeiro momento, podemos julgar as aparências, e achar que o seu modo de viver era simples demais, a sua pregação muito rude. Porém, não podemos negar que era verdadeira, que levava as pessoas a fazerem uma autoanálise da própria vida e da fidelidade a Deus. Ele convidava as pessoas que o procuravam a viverem uma fé autêntica, que não colocava a segurança e a confiança nas próprias ilusões ou privilégios, e sim numa sincera conversão e real adesão à vontade do Senhor.

Quando olhamos para dentro de nós mesmos, podemos ver com mais nitidez nossas fragilidades e, com humildade, podemos abrir o nosso coração à graça e à misericórdia de Deus, que nos guiará com ternura e amor por um caminho novo, iluminado pela luz do mundo, Cristo Jesus.

Viver o Advento como tempo de espera e de preparação do encontro significa ter o Senhor Jesus como meta do nosso caminho, da nossa vida, da nossa busca interior. E queremos fazê-lo na liberdade de filhos e filhas de Deus, renascidos no batismo e redimidos na Cruz do Senhor, por amor e com fé, não por temor. Na fidelidade à sua Palavra, animados pela esperança de que o encontro do nosso coração com Ele será um encontro de paz e alegria, no tempo presente e na glória futura.

Tende todos um bom domingo!

 

Deixe um comentário