Notícias › 30/04/2021

Coordenação Estadual lança folder sobre a 6ª Semana Social Brasileira

O material, organizado pela coordenação da 6ª Semana Social Brasileira no Regional Sul 3, esclarece os objetivos, temas e eixos transversais da 6ª SSB e está disponível para download.

A Coordenação Estadual da 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul lança nesta sexta-feira, 30, um material de estudo sobre a 6ª SSB – Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho. A partir das cartilhas elaboradas pela articulação nacional, o grupo selecionou o conteúdo e escolheu, em cada tema, frases destaques para provocar a reflexão.

O material será disponibilizado em formato digital, para facilitar que seja utilizado durante a pandemia e podendo ser impresso em todo lugar, de forma simples e, até mesmo, em preto e branco. A metodologia de produção do folder, contempla também questões provocativas dentro de cada tema para debater e proporcionar aos grupos que aprofundem a discussão dos temas propostos.

O Pe. Edson Thomassin, da coordenação da 6ª SSB no Estado, relata que a articulação para as ações está acontecendo, mesmo com os desafios da pandemia e as atividades virtuais. Ele explica que justamente por este contexto, “visando facilitar e dinamizar os mutirões diocesanos e locais, a coordenação estadual organizou o folder para ser impresso pelas paróquias e dioceses, ou divulgado virtualmente”.

De maneira muito sintética escolhemos algumas frases do material de estudo e elaboramos uma pergunta de motivação para a roda de conversa ou para problematizar os tema Terra, Teto, Trabalho, Economia, Soberania e Democracia, além da Espiritualidade da Semana Social e do Mutirão como forma de participação popular e coletiva. Esperamos que com este material consigamos chegar a mais rincões de nossas dioceses e comunidades convidando a todas as pessoas a se somarem conosco nesta caminhada, destaca Pe. Edson.

Para baixar o folder, clique no título:

Folder Preto e Branco

Folder Colorido

A 6ª Semana Social Brasileira está sendo realizada em mutirão em todo o Brasil desde o ano passado e até 2022. A iniciativa é inspirada pelos diálogos do papa Francisco com os movimentos populares na luta por Terra, Teto e Trabalho e as ações visam discutir, entender e sugerir soluções para questões sociais, em especial, dos povos excluídos e marginalizados pela sociedade, a partir dos eixos democracia, soberania e economia.