Notícias › 26/06/2020

Coordenadores da Ação Sócio Transformadora do RS refletem 6ª SSB

O grupo das diversas pastorais que integram a Ação Sócio Transformadora da Igreja do Rio Grande do Sul se reuniu nesta manhã em encontro online. A reunião contou com a participação dos coordenadores e coordenadoras das pastorais e dos bispos que acompanham a Ação Sócio Transformadora no Regional Sul 3.

Durante a reunião, o grupo refletiu especialmente o tema da 6ª Semana Social Brasileira, com a assessoria do frei Luiz Carlos Lunardi, animador da Pastoral da AIDS no Regional Sul 3. Frei Lunardi explicou que a 6ª SSB é promovida pela CNBB, articulada especialmente pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora, em sintonia com diversas entidades sociais.

Relatando a história das Semanas Sociais, ele relatou que a iniciativa iniciou no Brasil em 1991, inspirada nas experiências realizadas na França, com o objetivo de “articular as forças intelectuais e sociais para debater questões sociopolíticas relevantes a cada país e raça perspectivas para o presente e o futuro, baseadas na Doutrina Social da Igreja”.

Esta 6ª Semana Social Brasileira, que acontecerá de 2020 a 2022, terá como tema central: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Para debater o assunto, a previsão é que se realizem seminários nacionais e mutirões regionais para formação de articuladores. Segundo frei Lunardi, o importante é ter, já de início, o esforço de fortalecer ainda mais a solidariedade na ação da Igreja. Como eixos transversais, a 6ª SSB apresenta a economia, a democracia e a soberania. “A 6ª Semana Social deve ser um grande mutirão em defesa da vida, somando esforços num grande espaço de diálogo e construção de processos mais humanos e humanizados”, concluiu frei Lunardi.

Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Referencial para a Ação Sócio Transformadora no Regional Sul 3, avalia a reunião desta manhã de maneira muito positiva, ressaltando que “há uma grande esperança de que as pastorais sociais do nosso regional se reanimem mutuamente para enfrentar com eficácia os desafios particulares deste tempo de pandemia que vivemos”. Dom Sílvio explica ainda que entre os encaminhamentos da reunião esteve a definição de um grupo que representará o para participar de uma reunião de articulação da Semana Social, envolvendo os três estados do sul, marcada para o próximo dia 23 de julho.

Para a próxima semana, dia 03, às 8h, a coordenação da Ação Sócio Transformadora planeja se reunir com os representantes das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3.

Para saber mais informações sobre a 6ª Semana Social Brasileira, clique aqui .