Notícias › 25/03/2021

Coordenadores de Pastorais se encontram online para primeira reunião do ano

Os coordenadores de Pastorais das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 realizaram na quarta-feira, 24, a primeira reunião deste ano. O encontro, promovido em modalidade online, foi coordenado pela Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon e contou também com a presença de Dom Adilson Pedro Busin, cs, secretário da Presidência da CNBB Sul 3.

A reunião iniciou com uma partilha das realidades arqui/diocesanas, onde houve muito destaque para os desafios enfrentados pela Covid-19. Os números de mortes em decorrência da doença no Brasil assustam, bem como em nossas realidades. Em muitos locais foram registrados falecimento de agentes, ministros, padres e de muitas pessoas das comunidades.

Apesar disso, conforme destacou a Secretária Sandra Zambon durante o encontro, “Vemos que a vida está acontecendo também em meio à noite escura”. Enfrentando tantas dificuldades, as arqui/dioceses do Estado buscam meios de realizar formações, ser presença junto ao povo e fomentar a esperança. Muitas celebram neste tempo os seus jubileus e vivem os encerramentos e aberturas dos anos pastorais – algumas com renovação também dos Planos de Pastorais. Durante as partilhas, uma unanimidade na ação pastoral foi o relato da promoção de campanhas para arrecadação e doação de alimentos e produtos de higiene, em prol dos mais necessitados.

Outro ponto discutido pelos coordenadores de pastoral foi a construção da Assembleia Regional, prevista para os dias 10 e 11 de junho. O grupo apontou indicativos para o encontro, que acontecerá online, e constituiu uma equipe a fim de pensar mais atentamente a programação dos dois dias.

Ainda na pauta, estavam a partilha e motivação para a 6ª Semana Social Brasileira, o agradecimento pela realização das coletas previstas, o lançamento da Campanha “Apadrinhe um Migrante” e as impressões dos subsídios de celebração da Quaresma.

A próxima reunião dos coordenadores de pastorais ficou marcada para o dia 26 de outubro.