WEBMAIL

Coordenadores diocesanos de pastoral participam de encontro em Porto Alegre

IMG_0837[1]No encontro dos coordenadores diocesanos de pastoral, realizado nesta quinta-feira, 02, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, participaram 16 coordenadores, dom Jaime Spengler, arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, e o padre Cesar Leandro Padilha, secretário executivo. Foram tratados sobre a pastoral de conjunto e os Projetos “Preparando o Natal 2016” e “Preparando a Páscoa 2017”. Também sobre os projetos comuns: Iniciação à vida cristã, juventudes, missões e Pastoral da Comunicação.

Padre Cesar Leandro Padilha, citou o documento de Estudos da CNBB 41 para justificar a importância da pastoral de conjunto. “Pastoral Orgânica é a organização da ação da igreja, nos níveis, estruturas, situações e dimensões, e ao mesmo tempo, a busca comum das necessidades pastorais urgentes e dos meios mais adequados para responder essas necessidades”.

Segundo dom Jaime Spengler, o encontro com os coordenadores diocesanos faz parte da nova configuração do Estatuto e que substitui o ‘Encontro dos organismos’. “Dessa maneira se dá mais destaque para o coordenador que está em contato direto com os organismos e setores nas dioceses”, explicou.

Ainda dom Jaime chamou a atenção para as cinco urgências de evangelização assumidas com ênfase para a Animação Bíblico-catequética, a Iniciação à Vida Cristã e a Catequese. Que a catequese não seja apenas uma preparação para os sacramentos da Eucaristia e Crisma, mas um processo de esperança e engajamento na comunidade. Também lembrou da necessidade da preparação dos jovens que se preparam para o Sacramento do Matrimônio e a necessidade em ajuda-los a chegar ao matrimônio e oferecer acompanhamento posterior com criatividade e ousadia. Outras questões pontuadas pelo arcebispo foram a animação vocacional às novas gerações no Rio Grande do Sul e a Pastoral da Comunicação, no sentido de aproveitar os veículos de comunicação católicos para deixar uma mensagem.

O padre Edson Batista de Mello, da Diocese de Novo Hamburgo, participou pela primeira vez e avaliou como interessante a possibilidade de uma conversa apenas entre os coordenadores. “Partilhamos as alegrias e os sofrimentos vivenciados na pastoral e na articulação de conjunto ao ouvir as experiências que dão certo nesta ou naquela diocese nos ajuda abrir horizontes”, contou.

Na avaliação, padre Leandro Padilha destacou a importância do encontro onde cada coordenador trouxe a caminhada de sua diocese. “É lá na diocese que acontece a pastoral propriamente dita e o Regional tem a missão de articular todas as forças evangelizadoras, proporcionando uma interação entre as diversas dioceses e caminhar em comunhão conforme pede o Papa Francisco”, concluiu.

Animação Bíblico-catequética

Padre Decio José Walker, coordenador regional da Animação Catequética, destacou o esforço das dioceses no âmbito bíblico-catequético que está consistindo numa bonita renovação. Lembrou que a CNBB tem uma novidade a ser apresentada na ordem dos sacramentos. “A novidade será na sequência dos sacramentos Batismo, Crisma e depois a Eucaristia”.

Animação Missionária Regional

Sandra Zambon, secretária da Animação Missionária Regional, apresentou as Congresso Missionário regional de 28 a 30 de julho de 2017, que acontecerá na Diocese de Caxias do Sul. Também o Congresso Missionário Nacional, de 07 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE). Também o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), em julho de 2018, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Em abril as dioceses receberão o Texto-base para refletir sobre o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. A próxima reunião do Conselho Missionário Regional (COMIRE) será no dia 16 de março, na sede Regional, em Porto Alegre.

Serviço de Evangelização da Juventude

O plano de ação da evangelização da juventude está baseado em três pilares: Estrutura de acompanhamento, formação e missionariedade. No Regional se percebe a fragilidade do acompanhamento e a necessidade de assessores madures, vocacionados para avançar nesse processo.

Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é um serviço para a igreja e a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (documento da CNBB 99) é apresentado quatro eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade. O Regional lançou novo site (cnbbsul3.org.br) e o App disponível gratuitamente nas lojas: AppStore: https://goo.gl/FQMPOh ou PlayStore: https://goo.gl/lpj54Z.

Outras comunicações

Foram impressos mais 20 mil exemplares do material dos encontros quaresmais em preparação à Pascoa 2017. As comunidades que desejarem adquirir o material devem enviar e-mail para executivo@cnbbsul3.org.br ou entrar em contato com a sede do Regional.

Assembleia Regional

Acontecerá de 05 a 09 de junho, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS). Na segunda-feira, dia 05, entre os bispos. Na terça-feira, dia 06, bispos e ecônomos/administradores. Na quarta-feira, dia 07, bispos e provinciais (CRB). Na quinta-feira, 08, e sexta-feira, 09, acontecerá a grande assembleia pastoral a nível regional.

Próxima reunião

A próxima reunião dos coordenadores diocesanos de pastoral ficou agendada para o dia 10 de outubro, na sede Regional, em Porto Alegre.

 

Por Judinei Vanzeto

Assessoria de imprensa

Regional Sul 3 da CNBB

Deixe um comentário