Notícias › 28/09/2022

Coordenadores do SAV Regional se encontram em Caxias do Sul

Atividade, na segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, teve como objetivo estudar e se preparar para viver o 3º Ano Vocacional do Brasil, que inicia em 20 de novembro; bem como planejar ações no macro do Regional Sul 3

Na segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, representantes do Serviço de Animação Vocacional (SAV)/Pastoral Vocacional (PV) de 16 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul e a coordenação do SAV/PV do Regional Sul 3 estiveram reunidos em Caxias do Sul. Durante o encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, puderam estudar, planejar e se preparar para viver o 3º Ano Vocacional do Brasil, que inicia em 20 de novembro deste ano e segue até novembro de 2023, com a temática: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Durante a segunda-feira, dia 26, os participantes conheceram melhor o mapeamento da realidade juvenil, tendo como objetivo se aproximar mais e melhor dos adolescentes e jovens, público-alvo da ação vocacional da Igreja. A assessoria foi da Irmã Maristela Ganassini, da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e assessora externa na Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e bispo diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, participou do encontro. O segundo dia, foi dinamizado pela Irmã Maristela e por Dom João Francisco a partir da organização do 3º Ano Vocacional do Brasil, com as propostas de trabalho e reflexão para dar um impulso à cultura vocacional e missionária de toda a ação evangelizadora, na Igreja do Brasil.

De acordo com o coordenador do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Regional Sul 3, padre Lucas André Stein, da Diocese de Erexim, a avaliação do encontro foi muito positiva. Ele destaca a importância de mobilizar padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas para que o Ano Vocacional não seja marcado tão somente por eventos, mas que a pastoral orgânica e ordinária receba esse impulso da cultura vocacional. “As partilhas foram muito boas e ricas, por isso foram levantadas diversas sugestões de ações e atividades para dinamizar o Ano Vocacional. As ideias foram compiladas pela equipe de coordenação regional, serão avaliadas e posteriormente encaminhadas às dioceses”, salienta.

Com informações da Diocese de Caxias do Sul