CRUZ ALTA › 06/02/2020

Cruz Alta: Catedral será reinaugurada internamente no dia 02 de agosto

Já tem data marcada para ser reinaugurada a Catedral Divino Espírito Santo, da Diocese de Cruz Alta. Será no dia 02 de agosto, em celebração presidida por Dom Adelar Baruffi. A reinauguração consiste na dedicação do templo e na consagração do altar. Depois de quase dois anos, os diocesanos poderão ver realizado o que, até então, estava apenas no projeto. Na quarta-feira, 05 de fevereiro, uma reunião entre o arquiteto responsável pela obra, comissão da revitalização e o Bispo diocesano foi realizada para tratar detalhes para finalizar as obras no interior da catedral.

Cristtiano Fabris, arquiteto responsável pelo projeto da obra,  adianta que depois de finalizada a parte de reboco, construção do forro, estuque, etc, a obra entra na etapa dos acabamentos. Já nesta semana, boa parte do piso já foi colocada e, em breve será finalizado o corredor central, que conta com pedras de desenhos exclusivos, ou seja, que serão encontrados somente nesta obra, dedicados aos doze apóstolos. A conclusão do piso e corredor deverá acontecer dentro de um mês.

Em seguida, conta o arquiteto, será instalada toda a parte de mobiliário do presbitério, que envolve o altar, ambão, cátedra, os bancos que fazem parte do referido espaço litúrgico. “Sempre gosto de frisar que a parte mais importante de uma Igreja é o altar e o ambão, pois é em torno deles que tudo acontece, que todo o mistério se revela”, enfatiza.

Uma outra etapa que também está sendo iniciada é a pintura das paredes e do forro. Segundo Cristtiano, não se trata de uma simples pintura, mas sim, de algo mais elaborado, assim como a marmorização das colunas e os capitéis. “Toda esta parte do gesso terá um tratamento diferenciado dos demais. Isso, certamente, vai começar a saltar aos olhos de quem vier visitar a obra. Já vai mostrar como realmente vai ficar a Catedral”, comenta.

Além da beleza nos acabamentos, a Catedral contará com o vitral que fica sobre o presbitério, que já estão prontos, aguardando apenas a conclusão da pintura do forro. Outro detalhe importante é referente as pinturas sacras. O maior destaque será a grande pintura central, na parede do presbitério. Cristtiano adianta que dentro de poucas semanas elas serão iniciadas. “Teremos painéis com a imagem de Cristo, dos apóstolos, de Nossa Senhora, enfim. Pretendemos que este seja um grande coroamento para esta obra”, explica.

Para quem quiser se adiantar e conhecer o trabalho de Cristtiano pode acessar a sua página no facebook Cristtiano Fabris ou pelo site www.cristtianofabris.com.br.

“Estou nesta área há muitos anos. Já tenho obras em quase todo o Brasil e, também no Paraguai. Estou apostando muito nesta obra aqui em Cruz Alta e digo que a Catedral de Cruz Alta, sem sombra de dúvidas, será uma das mais belas do Rio Grande do Sul”, destaca ele, reforçando que na obra foram empregados materiais de qualidade, além de mão de obra com profissionais de primeira. “Desde a apresentação do projeto, a intenção foi de tornar a Catedral da Diocese de Cruz Alta um marco turístico, uma referência em toda a região. A expectativa é que isso aconteça. Se o Divino Espírito Santo nos abençoar, isso será possível”, finaliza.

Ainda em fase de estudos está a colocação de uma cruz de cunho histórico para o município de Cruz Alta. Está em fase de datação e restauro.

A campanha em prol da revitalização

Embora a obra seja entregue já no mês de agosto, a campanha colaborativa em prol da revitalização continua, pois a obra está sendo paga de forma parcelada e este parcelamento segue até novembro de 2021, com um valor mensal de R$ 47.000,00. Vale ressaltar que em maio de 2021 estaremos concluindo a parte interna, num total de R$ 2.313.000,00. Depois será necessário realizar a parte externa dos reparos no reboco e pintura.

A Comissão de Revitalização destaca um grande muito obrigado por tanta colaboração e que ainda tem um longo caminho pela frente. Desta forma, toda colaboração é e continua sendo bem-vinda, sobretudo na renovação dos carnês da contribuição mensal.

O início

A Catedral é centenária e já passou por várias reformas ao longo do tempo. O estado de depreciação do prédio exigiu providências, pois o prédio estava com graves problemas de infiltrações, esfarelamento das paredes, goteiras e várias outras dificuldades.  A decisão tomada em 13 de agosto de 2018 implicava na necessidade de conseguir por volta de três milhões de reais. Por não dispor do valor em caixa, a solução foi apostar em uma grande campanha, onde todas as pessoas pudessem colaborar. Por se tratar da Catedral, igreja mãe da Diocese, a campanha buscou contar com a ajuda de todos os diocesanos.  E assim foi feito.

Importante que a comunidade saiba que todos os recurso para a obra vieram das doações dos fiéis e empresas, através de boletos de pagamentos mensais, doações espontâneas, arrecadações em eventos. Porém, ainda falta muito. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com a Secretaria da Catedral ou pelo fone 55.3322.1258.

Fonte: Diocese de Cruz Alta