Notícias › 10/08/2022

Cruz Alta inicia preparativos para a 71ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima

Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima: Organizadores da 71ª edição chamam a comunidade para um “Mate com a Santinha”

O dia 18 de agosto, data que marca os 201 anos do município de Cruz Alta, promete ser de muita diversão e lazer para toda a família, no espaço do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os casais organizadores da 71ª Romaria Diocesana estão organizando a Mateada da Romaria e convida a todos para participarem desta atividade.

O evento inicia às 14h e segue até às 17h, com venda de cuias, camiseta, lanches, entre outros.

Será disponibilizada erva-mate e agua quente para os mateadores e, para a criançada, haverá cama elástica e brinquedos infláveis.

De acordo com Andressa Moura, coordenadora do grupo de organizadores, as expectativas são as melhores. “Esperamos que seja um dia lindo e que as pessoas atendam ao nosso convite para participar com suas famílias e amigos, e aproveitem este dia, que para Cruz Alta é feriado, desfrutando deste ambiente acolhedor e muito agradável que é o nosso Santuário, onde além do verde da grama e o azul do céu, temos Nossa Senhora olhando por nós. Esperamos que as pessoas venham tomar um bom chimarrão, confraternizar, além de colaborar conosco. Nossa comissão está preparando tudo com muito carinho”, destaca.

A 71ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima

Após dois anos, a tradicional romaria volta a acontecer presencialmente. Realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro, a 71ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima será no dia 09, antecedida por uma novena, de 30 de setembro a 08 de outubro.

Segundo Andressa, a organização da romaria deste ano está sendo um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande bênção para os envolvidos. “Desde março estamos trabalhando, nos reunindo para organizar, da melhor forma possível, este grandioso evento. O grupo está bem animado. Temos, também, nossos momentos de espiritualidade, de fortalecimento de nossa fé e, todo este trabalho vem sendo acompanhado pelo Padre Márcio Laufer, nosso Diretor Espiritual”, conta.  Conforme Andressa, o momento é de busca de parcerias, bem como de convidar as pessoas para participar. “A romaria é um grande momento de fé, quando nos dirigimos ao santuário para agradecer, pedir, orar por nós, por nossos entes queridos. Então, este ano graças a Deus estamos retomando a caminhada e contamos com participação de toda a Diocese, visto que a romaria é diocesana, diria nacional, visto que pessoas de fora do estado vem para participar dela”, comenta.

Programação da novena e 71ª Romaria Diocesana

30/09 – 1ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo no jubileu diocesano

01/10 – 2ª Noite – Tema: Maria caminha com as famílias

02/10 – 3ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo na iniciação cristã

03/10 – 4ª Noite – Tema: Maria caminha com a comunidade

04/10 – 5ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo na missão

05/10 – 6ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo na solidariedade

06/10 – 7ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo na missão de educar

07/10 – 8ª Noite – Tema: Maria caminha na busca da paz

08/10 – 9ª Noite – Tema: Maria caminha com o seu povo na sinodalidade

09/10 – Dia da 71ª Romaria Diocesana ao Santuário N. Sra de Fátima

08h – Missa de acolhida aos romeiros – Catedral;

10h – Missa da Romaria – Santuário Diocesano;

14h30min – Bênção da saúde.

Com informações da Diocese de Cruz Alta