Notícias › 19/08/2021

Agradecimentos e despedidas marcam reunião do clero com Dom Adimir

Observando os protocolos de prevenção à Covid-19, o Bispo e os padres da Diocese de Erexim realizaram reunião na manhã desta terça-feira, 17, no Seminário N. Sra. de Fátima. Na oração inicial, foram lembradas diversas realidades do momento: a solenidade da Assunção de N. Sra no domingo anterior, o ano jubilar de ouro da Diocese, de São José e da família Amoris Laetitia, as próximas romarias, a vocação à vida consagrada, a pandemia e suas consequências, o terremoto no Haiti e a situação do Afeganistão, a ordenação episcopal de Mon. Cleocir Bonetti e a ida do Pe. Maicon e Pe. Anderson para estudos em Roma.

A seguir, Dom Adimir reservou tempo especial para o depoimento de padres que passaram por tratamento de saúde ou ainda estão passando. Solicitou também a cada padre a indicação de três nomes para o serviço de vigário geral da Diocese, cuja nomeação ele fará mais adiante.

Conforme a pauta da reunião, seguiram-se comunicações e encaminhamentos sobre cursos da Escola Diocesana de Formação, encontros de formação dos que concluíram a Escola Diaconal e poderão ser ordenados em breve e curso para novos candidatos, as próximas romarias de N. Sra. da Santa Cruz, da Salette e de Fátima, Seminários, preparação para os sacramentos, retomada da catequese de forma presencial, andamento do projeto de energia solar fotovoltaica e outros.

Na parte final da reunião, Dom Adimir agradeceu as três integrantes do presbitério que em breve se ausentarão da Diocese. Ao Pe. Maicon André Malacarne por seus trabalhos na coordenação de pastoral e paróquias, com encaminhamento para especialização em Teologia Moral em Roma, cuja viagem depende ainda de autorização do ministério da saúde da Itália por causa da pandemia. Por sua vez, Pe. Maicon agradeceu a todos e manifestou viver situação de expectativa em vista do tempo que passa e não ter ainda a liberação para viajar. O Bispo agradeceu ao Pe. Anderson Francisco Faenello por sua atuação no Tribunal Eclesiástico na Província de Passo Fundo e na Diocese, bem como na formação e em paróquias e que deverá estar na Academia Diplomática da Santa Sé no dia 14 de setembro, mas também dependendo de liberação para a viagem. Pe. Anderson relatou que no dia em que recebeu a carta comunicando sua escolha para os estudos diplomáticos e doutorado em Direito Canônico, o evangelho da liturgia era a passagem da oferta da viúva e que se sentiu chamado a dar o pouco de sua vida a serviço da Igreja. Garantiu sua oração por todos e conta com a de todos.

Dom Adimir expressou agradecimento a Mons. Cleocir Bonetti, eleito Bispo de Caçador, SC e que continua como Vigário Geral da Diocese. Por sua vez, Mons. Bonetti, com muita emoção, narrou como recebeu a nomeação para o episcopado e sua disposição pessoal em vivê-la. Ressaltou que sempre continuará sentindo-se membro do presbitério desta Diocese à qual cultiva e cultivará profunda gratidão. Referiu-se a seu lema, “Com Coração de Pai” (“Patris Corde”), inspirado no título do documento do Papa Francisco pelo qual instituiu o ano dedicado a São José. Convidou para sua ordenação e posse e pediu a bênção de todos, ajoelhando-se para recebê-la.

Finalizando a reunião, Dom Adimir observou que a Diocese está sendo generosa colocando dois padres a serviço da Igreja de forma definitiva e enviando um para estudos com ausência por mais de dois anos. Mas confia na Providência Divina.

Com informações da Diocese de Erexim