DIACONATO › 12/08/2021

Diáconos celebram seu dia em encontro com Dom José Gislon

Os diáconos do Regional Sul 3 participaram na noite da última terça-feira, 10 de agosto, de um encontro online com Dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3 da CNBB. A data, escolhida por ser o Dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, marcou também a celebração do Dia do Diácono.

No encontro, cerca de 40 diáconos participaram. Dom Gislon iniciou sua reflexão apontando que “Lourenço, diácono e mártir, era um homem honesto, ministro devoto e encarregado de recolher as esmolas entre os cristãos e distribuí-las entre os necessitados”.

Lourenço pagou com a vida pela fidelidade a Cristo e amor pela caridade aos pobres. Lourenço morreu mártir, mas vive ainda hoje no coração das Igrejas, das comunidades de fé, destacou.

O Presidente da CNBB Sul 3 lembrou o papa Francisco, ressaltando que “os diáconos são pioneiros de uma civilização do amor que é capaz de olhar os mais excluídos, os menos favorecidos, olhar o outro com os olhos da compaixão e da caridade”.

O trabalho diaconal marcou o início do cristianismo e neste momento da nossa história os diáconos são chamados a serem os pioneiros da nova civilização do amor, desta civilização que se abre para acolher o outro, que não se fecha na indiferença e no egoísmo, mas que sabe estender a mão com compaixão e olhar o outro que está caído como filho e filha de Deus, ali está o ressuscitado, realçou Dom José Gislon.

Ao concluir sua fala, ele lembrou aos diáconos que “o Evangelho convida-nos a não nos sentimos superiores, mas a vivermos a graça da vocação com os outros” e finalizou “quero parabenizá-los porque vocês trazem no coração não só o dom da vocação, mas porque trazem a grandeza e a beleza da família. Por isso o vosso ministério é enriquecido por esta realidade familiar, da esposa e dos filhos”.

Atualmente são mais de 270 diáconos permanentes no Regional Sul 3, coordenados pela comissão regional dos diáconos. O presidente da comissão, Diac. Flávio Antônio, também coordenou este encontro regional e destacou que este foi o primeiro encontro com Dom José Gislon neste ano.

Foi um momento muito especial e abençoado, dia em que comemoramos o dia de São Lourenço o patrono dos Diáconos. Pudemos ouvir a voz do nosso Bom Pastor. Dom José foi muito objetivo e claro nas palavras e colocações, se percebeu nos semblantes dos Diáconos como é importante a aproximação do Bispo com seus Diáconos, avaliou Flávio.