Notícias › 09/01/2020

Diocese de Bagé iniciará processo de beatificação de Sepé Tiaraju

No próximo dia 07 de fevereiro acontece a celebração dos 264 anos do martírio de Sepé Tiaraju, líder guarani assassinado na Sanga da Bica, hoje cidade de São Gabriel, Diocese de Bagé.

Valorizando o reconhecimento público de Sepé e compreendendo sua importância histórica, a Diocese de Bagé prevê para 2020, a abertura do inquérito diocesano para a causa da sua beatificação, em conformidade com a Instrução Sanctorum Mater (Mãe dos Santos) – documento que instrui a realização dos inquéritos diocesanos nas causas dos santos, publicado pela Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, em 2007.

Para a celebração dos 264 anos do martírio de Sepé, alguns eventos estão programados em São Gabriel para divulgar a vida daquele que já é servo de Deus, cuja causa de reconhecimento de suas virtudes cristãs estão sendo encaminhadas.

A Comissão da Causa de São Sepé estará presente no município neste dia, com a seguinte programação:

  • 8 h – visita à imprensa e entrevistas nas rádios e jornais locais;
  • 10 h – palestra sobre Sepé Tiaraju, anunciando também como estão os encaminhamentos para a continuidade do processo, próximos passos a serem dados, distribuição da oração ao servo de Deus São Sepé, tendo como local as dependências do Salão Paroquial. Esta palestra é aberta a toda comunidade;
  • 14 h – visita da Comissão à Coxilha de Caiboaté, onde ocorreu o massacre do dia 10 de fevereiro de 1756, quando mil e quinhentos guaranis foram chacinados;
  • 17 h – Celebração da Via Sacra Missioneira, na Sanga da Bica. Esta Via Sacra foi composta por D. Tomás Balduíno, para a celebração do Ano dos Mártires, que aconteceu em Caiboaté, no dia 7 de fevereiro de 1978. Para este evento, está sendo convidada toda a comunidade gabrielense e outros devotos de São Sepé.

            Servo de Deus Sepé Tiaraju – Oração

Senhor, Santo e fonte de santidade, vós nos chamais à santidade pelo caminho do amor e da entrega generosa de nossas vidas aos irmãos.
Concedei ao vosso servo Sepé Tiaraju, cristão e filho vosso, que entregou sua vida até a morte dolorosa em defesa de seu povo e da justiça,
a glória do reconhecimento de sua santidade exemplar para todo o povo cristão.
Amém.

Fonte: Comissão da Causa de São Sepé