Notícias › 22/04/2020

Diocese apresenta ações para auxiliar na proximidade dos fieis na pandemia

A Diocese de Caxias do Sul publicou uma nota oficial com uma série de ações para este momento de isolamento social (veja no fim desta notícia). Dentre elas, o atendimento às famílias enlutadas, presencialmente ou, quando necessário, virtualmente, orações diárias para as pessoas enfermas, seus cuidadores e profissionais das diversas áreas de atuação na sociedade.

Além disso, durante este período, a Diocese vai transmitir aos sábados, às 18 horas, uma missa na intenção dos doentes e em memória dos falecidos. A celebração, sempre que possível, será presidida pelo bispo diocesano, dom José, na catedral Diocesana. A transmissão será nas redes sociais e também no canal da Diocese no Youtube, facilitando assim o acesso a transmissão da celebração para mais pessoas.

Um dos destaques desta ação foi criação do MEMORIAL para os falecidos, projeto elaborado pela Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. Neste espaço, os familiares e amigos poderão enviar fotos dos entes queridos e prestar sua homenagem, além de compartilharem em suas próprias redes sociais. O assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, destaca que este memorial é também uma maneira da Diocese de Caxias do Sul estar em comunhão com as famílias enlutadas que, neste momento, em diversas circunstâncias, não podem participar dos velórios.

O memorial dos falecidos está disponível em:  http://www.diocesedecaxias.org.br/memorial

Clero da Diocese de Caxias do Sul renunciará a 30% da côngrua durante três meses

Outra ação da Diocese foi a decisão de Dom José Gislon, juntamente com todos os padres da Diocese de Caxias do Sul, em renunciar a 30% da côngrua, durante três meses, para auxiliar na manutenção básica das paróquias. Este valor ficará no caixa de cada paróquia destinado ao pagamento das despesas.

O bispo destaca que, “com esse gesto podemos ir ao encontro das necessidades de nossas comunidades, demonstrando que também nós estamos sensíveis a essa realidade do sofrimento pelo qual passa o nosso Povo de Deus e toda a sociedade”, conclui.

A Diocese de Caxias do Sul possui 74 paróquias, presentes em 31 municípios.

Confira a nota oficial a seguir:

Fonte: Diocese de Caxias do Sul