Notícias › 31/10/2022

Diocese de Caxias do Sul e Rádio Miriam Caravaggio retomam a produção do programa “Razões da Fé”


Primeiro programa, que irá refletir sobre a comunhão dos santos e a fé na ressurreição a partir do Catecismo da Igreja, terá a presença de Dom José Gislon, da psicóloga Ana Reis e do padre Oscar Chemello.

O domingo, 30 de outubro de 2022, marca uma página importante na caminhada da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. Das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, e pelas redes sociais da emissora e da Diocese de Caxias do Sul, acontece a reestreia do programa “Razões da Fé”.

Criado em 1998, o Razões da Fé, teve como um dos idealizadores o professor e jornalista Jacob Raul Hoffmann, na época, definidor dos Meios de Comunicação dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul. O primeiro apresentador foi Frei Aldo Colombo. O Razões da Fé ficou no ar até dezembro de 2017, gerado pela Rádio São Francisco (Hoje Tua Rádio São Francisco), e transmitido para toda a RedeSul de Rádio e demais emissoras.

Após alguns anos, e com a autorização dos frades, o projeto é abraçado pela Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul e passa a ser produzido, gravado e editado pela emissora da Diocese de Caxias do Sul.

O projeto é abraçado por três importantes forças de comunicação da Igreja diocesana: a Pastoral da Comunicação, a Rádio Miriam Caravaggio e o Setor de Comunicação do Santuário de Caravaggio, em espírito de sinodalidade e colaboração mútua. A proposta foi elaborada pelo atual coordenador de programação da Miriam e produtor do Razões da Fé em todo o tempo que esteve no ar, o radialista José Theodoro, que intermediou as conversas para a retomada.

O Razões da Fé terá como objetivo principal falar sobre “o que cremos?”, “por que cremos?” e “como cremos?”. Desta forma, a construção tem seu olhar na realidade cotidiana da Igreja, povo de Deus,  e raízes afirmadas junto à Escritura e aos documentos do Magistério da Igreja, tais como o Catecismo da Igreja Católica, o compêndio da Doutrina Social da Igreja, o compêndio do Concílio Vaticano II, dentre outros”.

O primeiro programa, que vai ao ar no domingo, dia 30 de outubro, em horário inédito das 07h às 08h, com reprise a partir das 22h, irá refletir sobre a comunhão dos santos e a fé na ressurreição a partir do Catecismo da Igreja. Os convidados são: o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, a psicóloga e doutora em Teologia, Ana Paula Reis da Costa e o mestre em Teologia, padre Oscar Chemello Francischelli.

Apresentado outrora pelos freis Aldo Colombo, Renato Zanolla, Osmar Otávio Junior, João Carlos Romanini e pelos leigos Alberto Meneguzzi, José Carlos Corrêa, José Theodoro e Tales Armiliato, o Razões da Fé terá a mediação do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

O programa Razões da Fé será gravado em áudio e vídeo e terá sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da sessão de downloads do site da Diocese. A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.

Com informações da Diocese de Caxias do Sul