Notícias › 22/07/2020

Diocese de Cruz Alta renova acordo com a Unicruz

A Diocese de Cruz Alta renovou o acordo de cooperação com a Universidade de Cruz Alta – Unicruz. A assinatura do novo acordo foi na última segunda-feira, 20/07, quando Dom Adelar Baruffi esteve reunido com o reitor da Universidade de Cruz Alta, Professor Fábio Dal-Soto, acompanhado da Coordenadora das Pastorais Sociais, Cinara Dorneles, e da Assessora de Comunicação, Greice Pozzatto.

O acordo baseia-se num intercâmbio técnico-científico-cultural-educacional, onde estudantes de cursos específicos da Universidade atuam, de forma voluntária, em projetos e setores da Diocese, visando o aperfeiçoamento do ensino e contribuindo com a instituição.

Atualmente o acordo tem se desenvolvido nos seguintes setores: Na Assessoria às Pastorais Sociais e caritas, em projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Ciências da Saúde e Agrária e de Ciências Humanas e Sociais; na Assessoria de Imprensa da Cúria Diocesana, através de estágios do Curso de Jornalismo; Assessoria para os projetos de revitalização e Urbanismo do Santuário de Fátima, através do Curso de Arquitetura e Urbanismo; e, também, através de Assessoria para organização dos encontros e projetos com as comunidades quilombolas, através do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – PSCDS.

“A Universidade de Cruz Alta, como instituição comunitária, também exerce um papel importante na sociedade na qual está inserida, contribuindo com entidades e instituições que fazem parte da sociedade. Com a Diocese de Cruz Alta não poderia ser diferente. É muito importante que os nossos cursos, alunos e professores estejam envolvidos, na medida do possível, em todas as ações e projetos desenvolvidos pela Diocese”, destaca o Reitor.

Para Dom Adelar, esta é uma parceria muito positiva que se soma e ajuda a impulsionar as ações em que se inserem.  “A nossa fé cristã tem as raízes no chão. Ela não é espiritualizante. Ela olha o chão da vida, dialoga com as diversas ciências e acolhe aquilo que a Universidade tem de bom a oferecer para nossa sociedade. Ela nos ajuda a crescer e responder aos desafios do nosso tempo. Por isso, quando nós renovamos este contrato estamos dizendo que são bem-vindos e, que bom que nós podemos caminhar juntos. Os acolhemos com muita alegria, e, também, dentro de nossas possibilidade, estamos àdispostos para contribuir com a caminhada dos estudantes da Universidade, diante do que for possível para cada um de nós como Diocese”, reforça o Bispo.

O documento foi assinado pelo Bispo Adelar Baruffi, pelo Reitor, professor Fábio Dal-Soto, e testemunhas: Cinara Dorneles, Coordenadora das Pastorais Sociais, e Neusa Machado, Secretária da Reitoria.

Fonte: Diocese de Cruz Alta