CRUZ ALTA, Notícias › 15/12/2022

Diocese de Cruz Alta se prepara para comemorar seu Jubileu de Ouro

Mais um encontro da comissão organizadora das comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Cruz Alta foi realizado na manhã de terça-feira, 13. O objetivo foi definir detalhes das comemorações, que tem seu ápice no dia 29 de janeiro.

Durante todo o ano, desde a abertura do ano jubilar, estão sendo celebradas missas alusivas à data, todos os dias 28 de cada mês (com exceção das segundas-feiras, que a mesma era antecipada). Agora, próximo da data, a organização está focada na data festiva.

Abrindo as atividades, no sábado, 28/01, os jovens da Diocese de Cruz Alta realizam uma vigília. No domingo, 29, uma Celebração Eucarística pelos 50 anos da Diocese de Cruz Alta acontece às 10h, reunindo o povo de Deus, vindo das mais de 550 comunidades da Diocese, padres diocesanos e Bispos convidados. Após a missa, um almoço, por adesão, será servido na Casa de Etnia Alemã, no Parque de Exposições, onde todos poderão participar. Haverá, também, show com a Família Azzolini.

Segundo o Pe. Marcos Denardi, coordenador da comissão de organização, será um momento impar, para recordar e reviver o quanto como Igreja Particular de Cruz Alta já se caminhou na Evangelização de tantos e tantas. “É um momento de gratidão, louvor e ação de graças.  A comissão está bastante empolgada, querendo que seja um momento singular. Para tanto, além da Santa Missa, também haverá um show para coroar este momento”, reforça o coordenador.

Por isso, complementa ele, o convite é direcionado a todos os membros das nossas 555 Comunidades, Movimentos, Pastorais e Grupos de Serviço. As inscrições estão acontecendo nas paróquias, afim de uma melhor organização para acolher a todos. Sintam-se todos bem-vindos.

A Diocese de Cruz Alta

Aos 27 de maio de 1971, com a Bula Papal “CUM CHRISTUS”, foi criada, pelo Papa Paulo VI, a Diocese de Cruz Alta, instalada em 28 de janeiro de 1973, com a posse do primeiro bispo, Dom Nei Paulo Moreto. Hoje, a Diocese de Cruz Alta é formada por 31 paróquias e um Santuário, abrangendo um território de 33 municípios, com uma superfície de 16.704,011 km2. Ela está dividida em cinco Regiões Pastorais: Região de Cruz Alta; Região de Ijuí; Região de Panambi; Região de Espumoso e Região de Soledade.

No total, a Diocese de Cruz Alta é composta por 555 comunidades.

Com informações da Diocese de Cruz Alta