Notícias › 20/10/2021

Diocese de Erexim celebra missa com profissionais da saúde

São Lucas evangelista, pela tradição, exercia a medicina, razão pela qual quando ocorre a sua festa litúrgica, 18 de outubro, é considerado o dia do médico.

Por este motivo, iniciando em Erechim uma tradição que introduziu na Catedral de Cascavel, na qual foi Pároco, Dom Adimir presidiu neste dia uma missa com os profissionais da saúde, na Catedral São José, concelebrada por 5 padres, ligados à capelania dos hospitais Santa Terezinha e de Caridade e suas respectivas Paróquias, N. Sra. da Salette, Três Vendas e São Pedro, com um padre da Catedral e um da Cúria Diocesana.

Na sua homilia, o bispo diocesano ressaltou a figura de São Lucas, companheiro de São Paulo em suas viagens missionárias e seus dois livros do Novo Testamento, o Evangelho e Atos dos Apóstolos, nos quais retrata compaixão e a misericórdia de Cristo para com os sofredores. Cristo curava de muitas doenças físicas, mas também das espirituais, dando o perdão e a consolação aos que o procuravam. Convidou a agradecer sempre o grande dom da vida que Cristo deseja em abundância para todos, lutando para preservá-la e defendê-la da concepção até seu fim natural. Ressaltou o trabalho de todos os profissionais da saúde, especialmente neste tempo de pandemia, no qual estão mais expostos ao risco da infecção. Exortou a agradecer a Deus pela vida e pelos que cuidam dela, bem como a pedir-lhe que os conserve com saúde e alegria no serviço profissional indispensável que exercem para o bem dos outros.

No final da missa, invocou especial bênção sobre as mãos dos profissionais da saúde e as aspergiu com água benta.