Notícias › 15/07/2019

Diocese de Erexim em curso para formadores de Presbíteros

Pe. Giovani Momo, coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Erexim e responsável pelo Curso Propedêutico no Seminário de Fátima, e Pe. Edegar Passaglia, vigário paroquial da Paróquia São Cristóvão de Erexim, estão participando do Curso de Formação para Formadores de Presbíteros da Escola de Vida Sacerdotal, no Centro de Espiritualidade Paulo VI, em Londrina, PR.

Escola de vida sacerdotal

“O imperativo da formação permanente, cuja motivação original é o crescimento da pessoa e o dinamismo evangelizador, se acentuam pela complexidade e diversificações de situações que vivemos hoje no mundo e na Igreja”, segundo as Diretrizes para a formação de presbíteros da Igreja no Brasil, nº 356. Motivados por esta e muitas outras luzes emanadas do documento, a Arquidiocese de Londrina, no Paraná, com o apoio do Regional Sul 2 (que abrange o Estado do Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a Escola de Vida Sacerdotal Paulo VI.

A escola consiste em um centro de vida sacerdotal que visa contribuir inicialmente com a formação dos formadores de presbíteros, tendo como motivação primeira a vivência dos valores cristãos e o acompanhamento atencioso e profissional daqueles que levam a exigente missão de contribuir no processo formativo. “O objetivo principal é permitir que os formadores possam confrontar e discutir sua missão e os possíveis desafios que encontrarão no seu ministério”.

A escola desenvolve o “Curso de formação para formadores de Presbíteros” no Centro de Espiritualidade Paulo VI, em Londrina, que tem como objetivos:

– proporcionar aos formadores de seminários experiência de vivência através da qual se sintam responsáveis;

– oferecer elementos claros sobre o processo formativo, iluminando cada uma das dimensões formativas à luz do Documento da  Santa Sé “O dom da vocação sacerdotal” e possibilitando partilha de experiências entre os diversos participantes;

– permitir que os formadores, durante os três módulos consecutivos, possam confrontar sua missão através de oficinas práticas que impulsionem um maior discernimento frente aos desafios que encontram e encontrarão em seu ministério.

A escola desenvolve o curso de formação para formadores de Presbíteros em três módulos, tendo cada um 4 eixos, sociológico, psicológico, teológico e pedagógico, com temáticas progressivas em cada um.

O módulo 1 está sendo desenvolvido de 08 a 20 deste mês de julho. O dois será de 20 a 31 de janeiro de 2020. O terceiro, de 12 a 25 de julho de 2020.

No módulo um, o eixo sociológico foi desenvolvido por Everton Barbosa, de Maringá, jornalista, escritor e palestrante de comunicação, empreendedorismo cristão e desenvolvimento humano, nos dias 8 a 10 deste mês. O eixo psicológico esteve a cargo de Welington Heleno da Silva, psicólogo clínico, de São Paulo, nos dias 11 a 13. Pe. Estêvão Raschietti, Xaveriano, de Curitiba, desenvolve o eixo teológico deste módulo e orientará o retiro, de 14 a 17. O eixo pedagógico, nos dias 18 e 19, será desenvolvido pelo Pe. Jone Alisson Gonçalves, da Diocese de Jacarezinho, PR.